Foto: Reprodução
Há quase 20 anos, quem perde um documento no Rio Grande do Sul não precisa perder também parte do seu tempo com deslocamento e espera para fazer o registro na Polícia Civil - dá para fazer tudo na internet, em poucos cliques e sem sair de casa. O mesmo vale para outros 15 tipos de ocorrências. E para aumentar a parcela de gaúchos ligados nessa facilidade, foi lançada nesta terça-feira uma campanha para orientar e estimular o uso da Delegacia Online.
Criada em 2002, a Delegacia Online tem a finalidade de facilitar o processo de registro de ocorrências. Por meio do site, é possível realizar a comunicação de 16 tipos de fatos, sem a necessidade de deslocar-se até uma Delegacia de Polícia.
Preso suspeito de latrocínio no interior de Nova Palma
O portal oferece agilidade, economicidade e prestação de serviço. Ao fazer o registro por meio da Delegacia Online, o usuário recebe, em até duas horas, acesso ao boletim de ocorrência, com a mesma validade do documento que seria entregue presencialmente em uma DP. A ferramenta pode ser utilizada 24 horas por dia e de qualquer lugar, basta ter acesso à internet por meio de um computador, tablet ou smartphone.
As ocorrências que podem ser registradas pela internet:
- Perda
- Acidente de trânsito sem feridos
- Furto
- Roubo
- Ofensas
- Perturbação
- Maus-tratos contra animais
- Localização
- Dano
- Dano causado por fenômeno da natureza
- Abigeato
- Vias de fato
- Ameaça
- Desaparecimento de pessoa
- Localização de pessoa
- Violação de domicílio
A ampliação do uso da Delegacia Online também pode ajudar a desafogar o volume de atendimento nas delegacias físicas, abrindo espaço para casos de maior gravidade e urgência. Uma avaliação da Polícia Civil verificou que, atualmente, 46% das ocorrências registradas na Polícia Civil são de situações não criminais, que poderiam ser comunicadas pela internet.
- Hoje em dia, apenas 15% das ocorrências de perda de documento são registradas através do portal digital - disse a delegada Silvia Cristina Sehn, responsável pela Delegacia Online.
Quatro são presos por compra e venda de defensivos agrícolas furtados
Para impulsionar a utilização do site, a Polícia Civil estuda orientar que, a partir do ano que vem, essas ocorrências sejam registradas apenas por meio da Delegacia Online, de forma a qualificar o atendimento nas delegacias presenciais para ocorrências efetivamente criminais.
Conforme a chefe de polícia, delegada Nadine Anflor, estimular o cidadão a utilizar a Delegacia Online é fundamental para agilizar e qualificar o serviço ao público.
- Temos a preocupação de atender a sociedade com excelência, tanto de forma presencial quanto por meio da Delegacia Online. Mas temos a convicção que o usuário, optando em utilizar o portal para os tipos de crimes previstos, além de ser beneficiado com agilidade e economia de tempo, contribuirá para que os demais cidadãos tenham prioridade no atendimento presencial em delegacias ao efetuarem registros referentes a tipos de crimes ainda não contemplados pelo serviço via internet - explica Nadine.