luto

Morreu o santa-mariense Miguel Roque Pinheiro

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal

O funcionário público aposentado Miguel Roque Pinheiro, 89 anos, nasceu no então distrito de Dilermando de Aguiar, e cresceu ao lado dos seus 10 irmãos. 

Ele morou na localidade de Soteia até 1970, quando se mudou para Santa Maria. Na Cidade Coração do Rio Grande, trabalhou como funcionário público municipal, na prefeitura. Miguel se aposentou há cerca de 20 anos. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Há 66 anos, o santa-mariense era casado com a dona de casa Ely dos Santos Pinheiro, 84, com quem teve seis filhos: Hélio, Fátima, Joaquim Inácio, João, José e Paulo Pinheiro. 

Honesto, íntegro e trabalhador. Assim João define o pai: 

- Ele se dedicou aos filhos, a quem educou. Nos cobrava sermos verdadeiros e termos respeito. 

O filho também lembra que Miguel gostava de ir a bailes. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Joaquim Inácio recorda do pai atencioso e responsável, que cumpria compromissos e obrigações e se preocupava com os filhos e a esposa: 

- Mesmo sem formação escolar, o pai nos ensinou o caminho do bem e correto. Ele conversava bastante com a gente, nos aconselhando a sermos justos e fiéis com os negócios, como ele foi. Tudo o que temos hoje, nossas vidas de liberdade, paz e integridade, devemos ao pai, que nos ensinou a ganharmos nosso pão com trabalho e honestidade. 

O aposentado fazia amizades com facilidade, era respeitoso, mantinha ótima relação com todos e estava sempre pronto a ajudar, conforme Joaquim Inácio. Para ele, Miguel era tranquilo e promotor da paz: 

- Ele foi um verdadeiro sacerdote do lar, cuidou da nossa mãe e foi exemplo de esposo e pai. Legado este que, graças ao pai, hoje posso transmitir aos meus filhos. 

Para a neta Giovana Borba Oliveira ficam as recordações do avô amoroso:

- Eu amava ouvir as histórias de quando era mais jovem que ele contava quando eu o visitava. 

Miguel Roque Pinheiro faleceu devido a um câncer no intestino, em 24 de março. Ele foi sepultado no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos Santa Maria e Região Anterior

Falecimentos Santa Maria e Região

Próximo

Morreu Iolanda Vargas, fundadora do Centro Espírita Missionários da Luz