Votação para definir valor de nova tarifa dos ônibus de Santa Maria deve ser realizada na quarta-feira

Votação para definir valor de nova tarifa dos ônibus de Santa Maria deve ser realizada na quarta-feira

Foto: Mateus Rossato (Diário)

Reunião realizada nesta segunda-feira (18).

Uma nova reunião será realizada na quarta-feira (18) para definir se a planilha de custos da tarifa do transporte público de Santa Maria será aprovada ou não. Nesta segunda-feira (16), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Sindicato dos Contabilistas apresentaram seus relatórios durante o encontro do conselho, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários (Sitracover). O DCE se posicionou contra o reajuste e destacou problemas como a qualidade da frota e a oferta de horários. Já o Sindicato dos Contabilistas não apontou falhas nos cálculos da tarifa.

 + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Nesta ocasião, o diretor da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Edmilson Gabardo, solicitou vistas à planilha apresentada, enquanto o DCE e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitaram vistas do relatório apresentado pelo Sindicato dos Contabilistas para uma revisão dos dados. Agora, a análise será feita pelas entidades em até 48h, e a votação final deve ser feita na quarta. 

Atualmente, a tarifa técnica é de R$ 6,85, mas o valor cobrado é de R$ 5 ao usuário. No entanto, a prefeitura admite que não deve ter todo o dinheiro para aumentar o subsídio e manter esse valor na roleta. A nova planilha prevê um reajuste de 11%, dos atuais R$ 6,85 para R$ 7,65. Caso a nova tarifa seja aprovada pelo conselho, ela será utilizada como base para o valor pago às empresas de ônibus. 

A possibilidade de aumentar o valor da passagem preocupa a população que depende diariamente do transporte. No entanto, o presidente do Sitracover, Rogério Costa, Costa explica que os R$ 7,65 da tarifa técnica não devem ser o valor a ser pago pela população. 

— Tanto a tarifa como o subsídio, são questões entre o Executivo e os empresários, mas lógico que praticamente 50% desse valor é referente aos salários e às leis sociais. Acredito que essa tarifa de R$ 7,65 não deverá ficar para o passageiro. Esse valor talvez tenha algum reajuste, porque hoje ela tá em R$ 5, uma diferença muito grande. São R$ 2,65 para a prefeitura bancar como subsídio (por passageiro), e a própria prefeitura alega que "está mal de dinheiro". Então, eu acredito que talvez tenha algum reajuste nos R$ 5 direto para o passageiro — explica

Se o novo valor for aprovado na quarta, a nova tarifa deve entrar em vigor até o final da semana, confirme prevê o presidente do Sitracover. Porém, não há prazo exato, pois a decisão final caberá ao prefeito, após análise técnica e financeira para saber quanto o município poderá repassar de subsídio até o final do ano.

Leia também



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como vive casal que cuida de 16 cães no Bairro Urlândia, em Santa Maria Anterior

Como vive casal que cuida de 16 cães no Bairro Urlândia, em Santa Maria

Solenidade nacional celebra os 224 anos do patrono da artilharia brasileira Próximo

Solenidade nacional celebra os 224 anos do patrono da artilharia brasileira

Geral