final de semana

VÍDEO: mesmo com água imprópria para banho, domingo foi de movimento no Passo do Verde

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Anselmo Cunha (Especial)/

Mesmo diante de tantas informações relacionadas ao distanciamento social, dezenas de pessoas foram, no domingo, ao Balneário Passo do Verde. As máscaras de proteção individual não eram usadas e nem mesmo o distanciamento foi observado. Várias pessoas também ignoraram o fato de a água estar imprópria para banho, conforme o boletim de balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), e nadaram tranquilamente no Rio Vacacaí.

Semana começa com céu aberto, mas pancadas de chuva devem retornar a Santa Maria

Logo na entrada do balneário, uma placa deixa claro as condições da água. Na Região Central, quatro balneários estão impróprios para o banho. Mas o sol forte de domingo, após uma semana de chuvas, fez com que o serviços gerais Lucas Alves Pedroso, 30 anos, fosse com a família até o Passo do Verde:

Santa Maria pode voltar para a bandeira laranja nesta segunda

- Sabemos que está impróprio para o banho, mas fazer o quê? Viemos aproveitar o domingo, trazer as crianças.

data-filename="retriever" style="width: 50%; float: left;">

O Estado permite que os municípios definam se os locais públicos, como praias e balneários, podem receber visitas. De acordo com o superintendente da Guarda Municipal, Santo Alciomar da Silva Cordeiro, denúncias podem ser feitas no número 153. Segundo ele, se acionada e constatada aglomerações ou grandes movimentações, a força-tarefa, que faz a fiscalização, orienta as pessoas a fazer o uso de máscara e a manter o distanciamento.

AS INDICAÇÕES

 Além dos frequentadores do balneário, quatro salva vidas faziam a proteção dos banhistas. Eles também não usavam máscaras. Conforme o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel José Carlos Sallet de Almeira e Silva, em deslocamento e em demais locais públicos, a recomendação é para que os profissionais sempre utilizem máscara. Mas, conforme o comandante, por estarem dividindo desde dezembro de 2020 o mesmo ambiente e pelo trabalho desempenhado, algumas vezes, os guarda-vidas não utilizam o equipamento.

Em nota, a prefeitura de Santa Maria, por meio da Fiscalização Municipal Integrada, informou que "o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu denúncia de aglomeração no Passo do Verde. Porém, como houve inúmeras denúncias de aglomerações e de consumo de bebida alcoólica em via pública na região central da cidade, no domingo, a força-tarefa concentrou a fiscalização no atendimento a essas demandas, não tendo sido possível ir até o Passo do Verde no momento da denúncia".

O poder executivo ainda reforça a necessidade de conscientização por parte da população, que deve exercer o dever geral de cooperação e respeitar todas as recomendações e medidas de segurança.

BALNEÁRIOS DA REGIÃO IMPRÓPRIOS PARA BANHO

  • Balneário Passo do Verde - Rio Vacacaí, Santa Maria
  • Balneário Distrito de Ernesto Alves - Rio Ibicuí, Santiago
  • Balneário do Jacaquá - Rio Ibicuí, São Francisco de Assis
  • Balneário Poço das Pedras - Arroio Inhacundá, São Francisco de Assis

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria tem recurso negado e segue em bandeira vermelha

Próximo

Câmeras do Ciosp vão ajudar a identificar descartes irregulares de resíduos

Geral