orientação de especialistas

Viajar ou não no Dia dos Pais? Veja o que dizem especialistas em saúde

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O Dia dos Pais está próximo e, durante a pandemia, surgem questões sobre estar ou não em família. Mais ainda para aqueles que têm seus pais distantes e precisam viajar para encontrá-los. 

Rio Grande do Sul confirma 3 mil novos casos de Covid-19

Tradicionalmente, o segundo domingo de agosto, é um dia marcado por reuniões entre pais e filhos, coisa que nem todos poderão fazer nesse ano. É o que vai acontecer com a psicóloga Gabriela Quartiero, que não vê o pai desde março e pretende seguir assim até que o ambiente esteja propício e seguro em relação à Covid-19. Ela está trabalhando e estudando de forma remota desde o início da pandemia.

- Não podemos ser egoístas ao ver nossas relações afetivas e emocionais. Por querer sanar uma saudade, eu posso estar expondo a vida de outras pessoas. Querendo ou não, temos que ir ao mercado ou à farmácia, e isso pode oferecer riscos às pessoas que eu amo - explica.

Data para o fim do semestre da UFSM está próxima de ser definida

A advogada Renata Quartiero é irmã de Gabriela e, assim como ela, preza pela saúde dos pais, que moram em Selbach e fazem parte do grupo de risco. Segundo Renata, para poder passar a data junto do pai, fará o teste de Covid.

- Para garantir que estou saudável e não vou oferecer nenhum risco ao meu pai, resolvi fazer o teste. Outro cuidado que estou tomando é ir de carro, pois de ônibus acho ainda muito arriscado - explica.

Quem concorda com isso é o médico epidemiologista da Vigilância em Saúde e coordenador do Centro de Referência Municipal da Covid-19, Marcos Lobato. Ele aconselha para que as pessoas pensem no coletivo.

- Sobre o deslocamento, devemos pensar que se a pessoa vai sair de Santa Maria para uma cidade pequena onde tenham poucos casos, ela pode estar prejudicando quem entrar em contato com ela. Por outro lado, se a pessoa vai para Porto Alegre, por exemplo, ela pode voltar de lá com a doença e contaminar mais gente aqui. O momento pede bom senso - pondera o médico.

VÍDEO: mudanças bruscas de temperatura exigem mais cuidados com a saúde

A médica infectologista Jane Costa reitera:

- Não é o momento de sair da cidade, principalmente de ônibus.

ESTRADA
Segundo o diretor da Estação Rodoviária de Santa Maria, Jorge Aita, o Dia dos Pais não é tão movimentado quanto o Dia das Mães e, até a tarde de quarta, a procura por passagens para o final de semana não tinha aumentado.

- Para quem pretende viajar de ônibus nesse final de semana, o alerta é que o passageiro se antecipe. O número de ônibus só aumentará de acordo com a demanda, então melhor garantir com antecedência - explica Aita.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: empresa do ramo imobiliário acredita na valorização do comércio local

Rua do Acampamento terá trânsito em uma só pista nesta quarta Próximo

Rua do Acampamento terá trânsito em uma só pista nesta quarta

Geral