Região

Unipampa apresenta projeto de expansão do campus de Caçapava do Sul

Diário de Santa Maria

O campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de Caçapava do Sul precisa de mais espaço para as atividades acadêmicas. A constatação é da direção da instituição de ensino, que levou o assunto ao conhecimento do prefeito de Caçapava do Sul Giovani Amestoy (PDT).

*** Charles-Inauguração Unipampa 6 ***Ministros da Justiça, Tarso Genro, e da Educação, Fernando Haddad, inauguram campus da Unipampa em Caçapava do Sul
Sede da universidade no município já não comporta os mais de 700 alunos. Direção pede apoio da comunidade para garantir recursosFoto: Charles Guerra / Agencia RBS

Durante o encontro, que ocorreu no começo do mês, a diretora do campus de Caçapava, Aline Lopes Balladares, o coordenador acadêmico, Ricardo Ellensohnn, e a coordenadora administrativa, Carolina Sampaio, apresentaram dois projetos de ampliação do prédio da Unipampa. De acordo com Aline, o campus está com espaço deficitário de salas de aulas para os alunos, que estão usando, inclusive, o espaço que seria da biblioteca, como salas improvisadas.

 Antigo pavimento da ponte de Jaguari será substituído

O repasse do Ministério da Educação tem sido insuficiente e não contempla a realização de novas obras.

– Precisamos de mais recursos financeiros para terminar as obras que estão em andamento (laboratório de tratamento de minérios e de química) e também ampliar as salas para atender nossos mais de 700 alunos. Como o repasse de ampliação foi cortado pelo Ministério de Educação, os campi que são deficitários, como o nosso, estão buscando ajuda dos municípios – disse a diretora.

Ellensohn informou que eles também estiveram na Câmara de Vereadores para apresentar o projeto e solicitaram dos vereadores que busquem auxílio por meio de suas bancadas partidárias em Porto Alegre e Brasília para tentar trazer mais emenda para a ampliação do campus caçapavano.


Mobilização em Brasília


A coordenadora Carolina informou que um projeto seria de construção de um pavilhão de 110 metros quadrados, que significará mais seis salas de aula, e que custaria em torno de R$ 330 mil. O segundo projeto prevê um prédio com 220 metros quadrados, o dobro de salas e valor estimado de R$ 600 mil.

 Programa de residência médica da Unifra oferece 19 vagas

A ampliação favoreceria, ainda, a oferta de mais vagas e cursos em Caçapava do Sul. A Unipampa oferece no município os cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Geologia, Geofísica, Licenciatura em Ciências Exatas e Tecnologia em Mineração.

O prefeito recebeu os dois projetos e afirmou que em sua próxima agenda em Brasília, prevista para o fim deste mês, levará as propostas ao Ministério da Educação e também à sua base política em busca de mais recursos para a ampliação da Unipampa. 

* Com informações da prefeitura de Caçapava do Sul 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Grupo de mães se une para manter Associação Colibri

Próximo

VÍDEO: cavalarianos e BM se envolvem em confronto em praça de Rosário do Sul

Geral