O campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de Caçapava do Sul precisa de mais espaço para as atividades acadêmicas. A constatação é da direção da instituição de ensino, que levou o assunto ao conhecimento do prefeito de Caçapava do Sul Giovani Amestoy (PDT).
Durante o encontro, que ocorreu no começo do mês, a diretora do campus de Caçapava, Aline Lopes Balladares, o coordenador acadêmico, Ricardo Ellensohnn, e a coordenadora administrativa, Carolina Sampaio, apresentaram dois projetos de ampliação do prédio da Unipampa. De acordo com Aline, o campus está com espaço deficitário de salas de aulas para os alunos, que estão usando, inclusive, o espaço que seria da biblioteca, como salas improvisadas.
Antigo pavimento da ponte de Jaguari será substituído
O repasse do Ministério da Educação tem sido insuficiente e não contempla a realização de novas obras.
– Precisamos de mais recursos financeiros para terminar as obras que estão em andamento (laboratório de tratamento de minérios e de química) e também ampliar as salas para atender nossos mais de 700 alunos. Como o repasse de ampliação foi cortado pelo Ministério de Educação, os campi que são deficitários, como o nosso, estão buscando ajuda dos municípios – disse a diretora.
Ellensohn informou que eles também estiveram na Câmara de Vereadores para apresentar o projeto e solicitaram dos vereadores que busquem auxílio por meio de suas bancadas partidárias em Porto Alegre e Brasília para tentar trazer mais emenda para a ampliação do campus caçapavano.
Mobilização em Brasília
A coordenadora Carolina informou que um projeto seria de construção de um pavilhão de 110 metros quadrados, que significará mais seis salas de aula, e que custaria em torno de R$ 330 mil. O segundo projeto prevê um prédio com 220 metros quadrados, o dobro de salas e valor estimado de R$ 600 mil.
Programa de residência médica da Unifra oferece 19 vagas
A ampliação favoreceria, ainda, a oferta de mais vagas e cursos em Caçapava do Sul. A Unipampa oferece no município os cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Geologia, Geofísica, Licenciatura em Ciências Exatas e Tecnologia em Mineração.
O prefeito recebeu os dois projetos e afirmou que em sua próxima agenda em Brasília, prevista para o fim deste mês, levará as propostas ao Ministério da Educação e também à sua base política em busca de mais recursos para a ampliação da Unipampa.
* Com informações da prefeitura de Caçapava do Sul