Uma ligação feita para o número de emergências do Corpo de Bombeiros de Santa Maria na manhã desta quarta-feira mobilizou a equipe para uma situação que não aconteceu. Por volta das 9h30min, por meio de um telefonema, uma pessoa informou que um carro havia caído da ponte do Passo do Verde, na BR-392 e que havia uma vítima.
A informação mobilizou os bombeiros, que se deslocaram com uma ambulância e um caminhão; o O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e também uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Quando as três equipes chegaram no local, não havia nenhum indício da ocorrência. Além disso, a pessoa que havia ligado para registrar a ocorrência não atendeu as ligações das equipes.
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Este trote não é o único que os telefones de emergência recebem. Os bombeiros, por exemplo, recebem uma média de 20 ligações de trote por dia. Na maior parte das vezes, se descobre que não é algo sério ainda durante o telefonema. Em alguns casos, só depois de uma equipe se mobilizar e chegar ao local é que é confirmado que foi uma ocorrência falsa. Este tipo de atitude prejudica muito a rotina dos bombeiros, mas também da população. Imagine quanto tempo a equipe pode demorar para deslocar até outro bairro? Agora, imagine ir para Itaara, ou Júlio de Castilhos, que precisa do atendimento de Santa Maria e fica em um lado oposto ao do Passo do Verde? explica Jorge Alex Rodrigues, 1º sargento e Comandante de Socorro dos Bombeiros.
Segundo Rodrigues, na maioria dos casos, os números de telefone que ligam para passar trote são identificados e depois o proprietário do telefone é acionado judicialmente.
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