A Polícia Civil de Santa Maria prendeu em flagrante nesta terça-feira um homem de 34 anos pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e receptação. Em cumprimento de mandado na casa do suspeito, no Centro, foram apreendidos R$ 341,6 mil, cocaína, crack e duas armas.
A prisão foi realizada por policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). O valor é a maior apreensão em espécie realizada pela delegacia em toda a história da Polícia Civil de Santa Maria. O preso é irmão de líderes de uma facção criminosa de Santa Maria, que atua na zona norte da cidade. Os líderes estão presos atualmente, porém, segundo a polícia, comandam o tráfico e homicídios de dentro do sistema prisional.
Polícia Civil abre inquérito para investigar caso de racismo na UFSM
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito preso nesta ação vinha cuidando dos “negócios” da facção, gerenciando o dinheiro e a distribuição das drogas. Em casa, ele guardava 6,4 quilos de cocaína e 1 quilo de crack, além de uma pistola e um revólver. O “tesoureiro” da facção criminosa também tinha um veículo Ford Ecosport, que foi recolhido.
O dinheiro e parte das drogas apreendidas estavam escondidos em fundos falsos, nos móveis da casa. O total das apreensões realizadas ultrapassam R$ 1 milhão.
MORTE DE POLICIALO preso pela Draco possui antecedentes policiais pelo crime de favorecimento pessoal no ano de 2013, ocasião em que foi responsável por dar guarida a outro indivíduo que havia praticado crime de latrocínio (roubo com morte) contra um policial civil no Bairro Camobi. O homem foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).A ação foi coordenada pela delegada Alessandra Padula, titular da Draco.