
Foto: Beto Albert (Diário)
Lavoura de soja é a mais afetada neste verão, segundo o laudo da Emater
Subiu para 84 o número de municípios gaúchos afetados pela seca que atinge o Rio Grande do Sul neste verão. Na Região Central, pelo menos 29 já decretaram situação de emergência. Os dados são das prefeituras municipais e foram atualizados na tarde desta sexta-feira (7), pela nova plataforma da Defesa Civil Estadual, focada na divulgação de dados sobre a situação da estiagem.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Desse número, nove cidades da região já decretaram situação de emergência e o documento já foi homologado pelo governo do Estado. São elas: Santa Margarida do Sul, Tupanciretã, Rosário do Sul, Cacequi, Santiago, Júlio de Castilhos, Toropi, Vila Nova do Sul, Nova Esperança do Sul.
Dentro desse grupo, a situação já foi reconhecida em nível federal para Santa Margarida do Sul, Júlio de Castilhos, Rosário do Sul, Vila Nova do Sul e Nova Esperança do Sul.
Outros 20 municípios assinaram seus respectivos decretos, que já estão cadastrados no sistema do governo do Estado, porém, ainda aguardam que seja feita a homologação a nível estadual. São eles: Silveira Martins, Jari, Unistalda, Itacurubi, Jaguari, São Francisco de Assis, Quevedos, Mata, Dilermando de Aguiar, Santa Maria, São Gabriel, São Sepé, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Itaara, Restinga Sêca, Agudo, Caçapava do Sul, Formigueiro e Ivorá.
Situação de Santa Maria
No dia 29 de janeiro, o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) assinou o decreto de emergência. Um dos grandes fatores foi o relatório feito pela Emater, que aponta cerca de R$ 67 milhões em prejuízos nas lavouras e na pecuária. Além disso, localidades do interior estão sendo abastecidas com caminhões-pipa.
Na plataforma da Defesa Civil Estadual, consta que o decreto do município está ainda em fase de análise tanto na esfera estadual quanto federal.
Leia mais:
- Após decretar situação de emergência, Santa Maria tem o janeiro mais seco dos últimos 20 anos
- "Não tem como fazer chover", afirma produtor sobre prejuízos de pelo menos R$ 1 milhão na lavoura de soja no distrito de Santa Flora
- Santa Maria assina decreto de emergência em decorrência da estiagem