Depois das chuvas e dos alagamentos da última semana, subiu para quase 400 o número de famílias fora de casa em municípios da Região Central.As cidades mais atingidos são Santa Maria, Cachoeira do Sul, Itaara, Rosário do Sul e São Gabriel. As informações são da Rádio Gaúcha Santa Maria.
Confira como estão as rodovias da Região Central nesta segunda-feira
Em Rosário do Sul, o número de famílias fora de casa chegou a 93, entre desabrigados e desalojados. O nível do rio Santa Maria chegou a ficar quase 6 metros acima do normal. Os bairros mais atingidos são o Progresso e o Carmela, que ficam próximos ao rio. A Defesa Civil monitora agora o bairro Vila Nova. Há a possibilidade, inclusive, de que o município decrete situação de emergência para garantir auxílio do Governo do Estado. Isso deve acontecer se continuar chovendo muito, o que vai alagar mais bairros, de acordo com a vice-prefeita Zilase Rossignollo, que comanda o município atualmente.
Em São Gabriel, a prefeitura já decretou situação de emergência. São 70 famílias fora de casa, e 18 escolas do interior estão sem aulas devido à impossibilidade de chegar aos locais. Os bairros mais atingidos são Passo da Lagoa, Vila Maria, Beira-rio e Mato Grosso.
Itaara decreta situação de emergência
Em Santa Maria, 134 famílias precisaram deixar as residências (31 estão em centros comunitários desabrigadas e 103 estão em casas de amigos ou parentes desalojadas), e o número de atingidas chega a 423. ADefesa Civil já arrecadou três toneladas de alimentos e 10 mil peças de roupas, e conseguiu, assim, ajudar os municípios de Itaara e Julio de Castilhos. A prefeitura também decretou situação de emergência, assim como Itaara. "