
Foto: Jean Pimentel (Diário/Arquivo)
Tradicional evento da cidade entre 2009 e 2016 voltará a ser realizado, neste ano, de 10 a 13 de abril, na Gare
O anúncio da retomada do Festival de Balonismo dividiu a opinião da comunidade em Santa Maria, principalmente nas redes sociais. De um lado, há aqueles que celebram com entusiasmo a volta do evento após nove anos sem ser realizado. Do outro, existem os que se mostram preocupados com os custos envolvidos, questionando se o investimento financeiro realmente compensa diante de um déficit de R$ 91 milhões do Orçamento municipal, além do decreto em vigor com corte de despesas e bloqueio de recursos de secretarias.
No entanto, Ewerton Falk, secretário de turismo do município, afirmou que o custo do evento será zero para os cofres públicos através da parceria entre prefeitura e empresas privadas, garantindo que a retomada será viável sem gerar novos gastos. Ao vivo no Bom Dia, Cidade desta segunda-feira (24), ele esclareceu essas e outras dúvidas sobre o festival, que será realizado de 10 a 13 de abril, na Gare.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Parceria entre município e empresas privadas
Conforme Falk, o festival será realizado por meio de uma parceria entre a prefeitura e empresas privadas, que assumiram o financiamento do evento. Segundo ele, a escolha do local do evento foi pensando justamente para evitar novos gastos, e também valorizar os espaços públicos de Santa Maria:
— Para o município, o custo financeiro que o festival desencadeia é zero. O ambiente onde a empresa responsável buscou fazer, a locação custava R$ 60 mil, e a Gare está sendo cedida gratuitamente, ou seja, ela tem valor e é nisso que devemos nos apoiar. Os balões vão voar em função dos patrocinadores, que irão oferecer todo o investimento necessário (pilotagem, gás, propagandas, etc). [...] O município de Santa Maria não vai alocar recursos financeiros, vai alocar energia e espaço, além de materiais dos quais a gente já disponibiliza — explica.
Ele adianta que pelo menos seis balões já estão confirmados no festival, além dos temáticos. Conforme a programação (leia abaixo), os voos da tarde poderão ter decolagens da Gare ou de pontos diferentes da cidade. Já à noite, também na Gare, a carreata dos balões será uma atração especial. Além disso, o público também poderá curtir shows e a praça de alimentação que será montada no local.
Quanto ao custo para o público, o secretário garante que não haverá cobrança de ingresso na entrada no local.
— Esse não é o objetivo (cobrar entrada), a proposta do evento é ser autossustentável, foi assim que moldamos ele. Se nós cobrarmos alguma coisa, vai ser a doação de 1 kg de alimento para termos uma ação social também — explica.
O evento marca a volta dos balões ao céu santa-mariense após um intervalo de nove anos. Foram sete edições entre 2009 e 2016. A última edição do festival aconteceu em 2016, e reuniu milhares de pessoas no Parque Municipal Jockey Club. Para Falk, é importante ver a iniciativa como uma forma de impulsionar o turismo e a economia do município.
— Estamos retomando uma ação que é muito cara para Santa Maria, por isso estamos tendo todo o cuidado para que ela venha para ficar. Queremos que o festival seja inserido no calendário do município e que atraia pessoas de fora de Santa Maria, que é o foco principal do turismo, mas também traga movimentação interna. Hoje em dia, temos um novo fato social e econômico que é a pouca circulação das pessoas pela comodidade de ficar dentro de casa, mas a economia precisa pulsar, e para que isso aconteça, as pessoas precisam gostar do ambiente em que vivem — explica.
Programação
Quinta-feira, 10 de abril
- 14h - Início oficial do evento na Gare, com voo para a imprensa, patrocinadores e convidados especiais
Sexta-feira, 11 de abril
- 6h30min - 1º voo do festival
- 17h - 2º voo do festival
- 20h - 1º Night Glow: carreata dos balões pelas ruas da cidade, seguida da inflação dos balões no local do evento
Sábado, 12 de abril
- 6h30min - 3º voo do festival
- 17h - 4º voo do festival
- 20h - 2º Night Glow: carreata dos balões pelas ruas da cidade, seguida da inflação dos balões no local do evento
Domingo, 13 de abril
- 6h30min - 5º voo do festival
- 17h - 6º voo do festival (voo de encerramento)