
A terça-feira (4) de Carnaval tem sido de sol, céu azul e temperaturas elevadas em Santa Maria, porém sem quebra de recordes. Enquanto o desconforto térmico registrado nesta tarde foi de 46,4°C, na segunda-feira (3), o registro foi de 54,2°C, considerado o maior desde 2022, na estação do Bairro Perpétuo Socorro. A temperatura máxima chegou aos 39°C nesta tarde.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na região, as máximas elevadas se mantiveram. Em Rosário do Sul, Vila Nova do Sul, São Gabriel, Santiago, Cacequi e São Vicente do Sul, as temperaturas passaram dos 38°C nesta terça.
Confira as máximas registradas em Santa Maria:
Perpétuo Socorro: 39°C
Camobi - Novo Horizonte: 37,8°C
Tecnoparque: 37,4°C
Camobi INMET: 35,6°C
Confira as máximas registradas na região:
Rosário do Sul: 38,8°C
Vila Nova do Sul: 38,4°C
São Gabriel: 38,2°C
Santiago: 38,2°C
Cacequi: 38°C
São Vicente do Sul: 38°C
Silveira Martins: 36,8°C
São Sepé: 36,4°C
Agudo: 36°C
Tupanciretã: 35,5°C
Jaguari: 35,2°C
Caçapava do Sul: 34,7°C
Nova Palma: 34,6°C
São Martinho da Serra: 34,4°C
Júlio de Castilhos: 34°C
Cenário muda a partir do final de semana
A onde de calor deve permanecer ao longo da semana. Conforme a BaroClima Meteorologia, estão previstas máximas na casa dos 38°C até sábado (7). A partir de então, o cenário deve mudar com a chegada de uma frente fria, que resultará no retorno da instabilidade. Com isso, haverá uma queda na temperatura: a máxima no domingo (8) poderá ser de 26°C.
O meteorologista Gustavo Verardo explica que essa frente fria vai avançar pelo Estado, com risco de temporais. Com isso, as ondas de calor devem ter um fim:
– Inclusive, essa pode ser a frente fria que vai marcar a mudança do padrão climático do verão para o outono. Entre a madrugada do sábado para domingo, vamos ter chuvas. Não se descartam temporais com riscos de granizo e ventos fortes. Por isso, o final de semana será de uma grande virada no tempo.

Leia mais: