
Foto: Beto Albert (Diário)
Chegaram na manhã desta quinta-feira (13) à garagem da Expresso Medianeira os últimos cinco ônibus dos 10 adquiridos, todos com ar-condicionado, para renovar a frota e reforçar o transporte público da cidade. Na quarta-feira (12), os primeiros cinco veículos já haviam entrado em operação.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
De acordo com o gerente de tráfego da empresa, João Vicente, os novos coletivos possuem tecnologia avançada, além do ar-condicionado, sensores de segurança para evitar acidentes, sistemas que impedem o deslocamento com portas abertas e capacidade para até 91 passageiros, são os diferenciais dos novos veículos.

Não há, ainda, definição sobre em quais linhas os novos coletivos irão circular. João Vicente, no entanto, explica que um veículo pode atender várias linhas ao longo dia, o que pode abranger diversas rotas da empresa. Ou seja, um só ônibus pode fazer mais de uma linha em determinada região.
Com a inclusão desses veículos, vindos da Mascarello, que fica em Cascavel (PR), a Expresso Medianeira passará a contar com 17 ônibus climatizados. A empresa é a maior detentora de veículos que integra o consórcio SIM, responsável pelo transporte coletivo de Santa Maria. São 95 operando diariamente e mais 10 que ficam estacionados como reserva em caso de necessidade.
A chegada dos ônibus com ar-condicionado ajuda a amenizar uma queixa de milhares de usuários de Santa Maria, que sofrem com o calor excessivo durante as viagens, já que a grande maioria dos coletivos não é climatizada. A futura licitação prevê um aumento dos veículos com ar-condicionado para o transporte coletivo, mas não há previsão de quando isso irá ocorrer.
Leia mais