Foto: Renan Mattos (Diário)
Para que os acidentes no Bairro Passo D'Areia diminuam, moradores decidiram confeccionar uma placa para alertar os motoristas. Entre a Rua Ernesto Beck e a Avenida Dom Ivo Lorscheiter, não há sinalização. Quem mora nas proximidades conta que já presenciou inúmeros acidentes no trevo existente no final da avenida, entre casos graves e com danos materiais.
A comerciante Silvana Maia, 49 anos, lamenta a situação.
- Teria que ter uma sinalização aqui para indicar que tem que dobrar, teria que ter poste de luz na avenida, é uma escuridão à noite. Além disso, fazer alguma coisa para os motoristas diminuírem a velocidade quando chegarem perto da rótula. Muitos já atravessaram aqui e o nosso medo também é que atropelem as pessoas, inclusive as crianças - conta.
Em julho, o mercado de Silva foi invadido por um carro desgovernado. Cinco militares estava no veículo e ficaram feridos.
VÍDEO: caminhonete sofre acidente e fica pendurada em ponte de Agudo
Silvana diz que a sinalização foi ideia de um vizinho, que pegou o triângulo do carro da mulher dele para fazer uma seta indicando a orientação correta a seguir. Eles notaram que a placa improvisada tem ajudado e que os acidentes diminuíram um pouco porque de noite o material reflete com a luz do carro.
Porém, há quem sequer tenha notado a placa. Wagner Cezar passava de carro pelo local com a família, na tarde de segunda-feira, e reclamou da falta de sinalização.
- Sou motoboy e passo aqui várias vezes por dia, a situação está péssima. À noite é ainda pior, não se enxerga nada - diz.
MELHORIAS
Segundo a prefeitura, o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, já esteve reunido com moradores da região e, no encontro, ficou definido que será feita a sinalização das vias, incluindo a instalação de placas refletivas. A previsão é que o serviço seja realizado no mês de outubro.