Recorde do ano: Santa Maria registra desconforto térmico de 54,2°C nesta segunda-feira

Recorde do ano: Santa Maria registra desconforto térmico de 54,2°C nesta segunda-feira

Foto: Beto Albert (Diário)


Em meio à terceira onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul em 2025, Santa Maria registrou, nesta segunda-feira (3), um novo recorde de desconforto térmico, com 54,2°C. A umidade do ar chegou a 60%. Até então, o recorde anterior havia sido registrado no dia 5 de fevereiro, quando o desconforto passou de 48°C. Os dados são da BaroClima Meteorologia, com base nos dados da estação do Bairro Perpétuo Socorro, na região norte do município.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Com a temperatura na casa dos 36,6°C, o meteorologista Gustavo Verardo alerta para riscos a saúde em exposição ao sol ao longo do dia, e reforça cuidados com a hidratação.


Segundo ele, o grande alerta de calor poderá ser observado na terça (4) e quarta-feira (5), dias em que a temperatura pode chegar a 40°CA BaroClima reforça que, quanto maior a temperatura, maior o desconforto térmico. 


Se a previsão se concretizar, o meteorologista acredita que as máximas podem bater recordes previstos para o mês de março:


– O março mais quente da história em Santa Maria foi registrado em 2020, quando a estação do Inmet em Camobi registrou máxima de 40,4°C. Podemos ultrapassar ou chegar próximo dessa marca.


Calorão vai embora e dá lugar a temporais isolados 

A boa notícia, segundo Verardo, é que a onda de calor está com os dias contados. Até sexta-feira (9), o tempo deve permanecer seco, sem chance de altos acumulados de chuva. 


Contudo, no fim de semana, uma frente fria avança sob o Estado e traz de volta a instabilidade e risco de temporal de forma isolada. Não se descarta a ocorrência de chuva expressiva, queda de granizo e vendavais. 


Com isso, as temperaturas devem começar a diminuir gradativamente. No domingo, os termômetros não devem ultrapassar os 30°C.


Mínimas e máximas previstas:

  • Segunda-feira (3): mínima de 23°C - máxima de 38°C
  • Terça-feira (4): mínima de 24°C - máxima de 39°C
  • Quarta-feira (5): mínima de 24°C - máxima de 40°C
  • Quinta-feira (6): mínima de 25°C - máxima de 39°C
  • Sexta-feira (7): mínima de 25°C - máxima de 39°C
  • Sábado (8): mínima de 25°C - máxima de 38°C
  • Domingo (9): mínima de 21°C - máxima de 30°C


Leia também




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rodeio do Conesul começa nesta quarta; acampamentos estão liberados a partir de terça Anterior

Rodeio do Conesul começa nesta quarta; acampamentos estão liberados a partir de terça

A partir desta terça-feira, a trajetória de Diácono João Luiz Pozzobon será avaliada pelo Vaticano Próximo

A partir desta terça-feira, a trajetória de Diácono João Luiz Pozzobon será avaliada pelo Vaticano

Geral