Black friday

Programa de intercâmbio oferece até 50% de desconto nesta sexta

Joyce Noronha

Viajar, conhecer outros países e viver novas experiências é o sonho de muita gente. E esse desejo pode estar mais perto de ser realizado, já que a Aiesec Santa Maria promove o "Black Friday de Intercâmbios", nesta sexta-feira, das 10h às 22h, no hall da Antiga Reitoria. 

A Aiesec é uma organização sem fins lucrativos, gerida por jovens que, entre outras atividades, auxiliam estudantes universitários a fazerem intercâmbios (profissional e voluntário). Mas, a oportunidade desta sexta-feira não é apenas para estudantes.

Aiesec busca voluntários para hospedarem intercambistas em Santa Maria

De acordo com o presidente eleito da Aiesec Santa Maria, Gabriel Peres, 23 anos, que começa a gestão oficialmente em 2018, a atividade que a organização quer fazer amanhã é facilitar a possibilidade de intercâmbio para pessoas de 18 a 30 anos. São duas opções de viagem – profissional ou voluntário – para mais de cinco países diferentes.

Ele explica que os interessados em ir a outro país para realizar trabalho voluntário viverão a experiência por seis semanas. Já quem busca experiência profissional no exterior, viverá dois meses em outro país. 

– Temos essas duas modalidades, a de voluntariado, para quem trabalha em ONGs parceiras da Aiesec, que ajudam comunidades, crianças ou animais, e para quem é de empresas, que estejam começando a carreira profissional, de preferência na área tecnológica, e que vão para outras empresas que também são parceiras da organização – conta o presidente eleito.

Os candidatos precisam ter a idade mínima, 18 anos, ou a máxima, 30, no momento do embarque. 

A Aiesec auxilia os intercambistas em todos os procedimentos, desde antes da viagem, e faz acompanhamento quando a pessoa estiver no país estrangeiro. Além disso, Gabriel esclarece que a organização auxilia com o local onde a pessoa vai viver, enquanto morar no exterior.

Estudante de Agudo é selecionado entre milhares para intercâmbio nos EUA

Gabriel diz que as facilidades propostas nesta sexta-feira podem dar até 50% de descontos aos interessados em viajar nas propostas feitas pela Aiesec. Os candidatos aos intercâmbios da Aiesec vão passar por uma entrevista de alinhamento, que pode ser feita amanhã, ou em outra data agendada pela equipe da organização.

APRENDIZADO
A publicitária Laura Silva dos Santos, 23 anos, participou das duas modalidades de intercâmbio propostas pela Aiesec e diz que as experiências foram incríveis. A primeira viagem foi em 2014, enquanto era estudante de Publicidade e Propaganda, para a Argentina, onde trabalhou com crianças carentes.

– Outros intercambistas e eu trabalhávamos com as crianças no turno inverso da escola. Fazíamos atividades de reforço escolar e também ministrávamos oficinas de música e artes. A gente também contava para elas como são as coisas nos nossos países, destacando as diferenças que percebemos entre a Argentina e a nossa casa – lembra a jovem.

Unifra seleciona interessados em receber intercambistas

A segunda viagem de Laura foi em julho deste ano, quando foi trabalhar em Bogotá, na Colômbia. Desta vez, ela foi como publicitária. Neste país, ela trabalhou em duas empresas nas áreas de marketing e análise de mídias sociais.

Aiesec de Santa Maria promove ação para estimular intercâmbio profissional e de voluntariado. NA FOTO: Fazendo turismo pela Colômbia com outras brasileiras que conheceu durante o tempo que ficou no país. As meninas da foto são do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia
Laura (à esq) e outras brasileiras que conheceu na Colômbia aproveitavam os finais de semana para fazer turismo no paísFoto: Arquivo Pessoal / Laura Santos

Apesar das duas viagens terem focos específicos, Laura conta que ela viveu experiências maravilhosas, fez turismo, conheceu pessoas de diversos países, fez amizades (que mantém até hoje) e cresceu muito, pessoal e profissionalmente. 

Estudantes da Alemanha assistem desfile cívico em Santa Maria

A jovem deixa um recado a quem, ainda, está em dúvida sobre fazer intercâmbio:

– Não pense duas vezes, vá! O que tu vives e aprende em outro país, é teu, e todo mundo deveria passar por essa experiência.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nova ponte entre São Gabriel e Vila Nova deve ficar pronta em fevereiro

Próximo

OPINIÃO: Institutos

Geral