O grupo de professores grevistas da rede Estadual que, desde 14 de junho ocupava a sede da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) em Santa Maria, deixou o local na tarde desta segunda-feira.
De acordo com o vice-presidente do 2º Núcleo do Cpers de Santa Maria, Dartagnan Agostini, os professores deixaram o local por volta das 15h, depois de entenderem que os objetivos principais da ação haviam sido cumpridos. Segundo Agostini, a ocupação ocorreu para apoiar os grevistas que ocuparam o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre e, também, para impulsionar a participação do magistério da região na greve da categoria.
Estudantes realizam caminhada em protesto pela educação em Santa Maria
Apesar da desocupação, Agostini afirma que a greve, que começou há pouco mais de um mês, ainda não chegou ao fim na cidade:
– Conseguimos tornar a greve muito forte em Santa Maria. E ela vai continuar até que tenhamos uma negociação mais efetiva com o governo. O movimento está muito forte em toda a região, e temos a informação de que mais duas escolas da região devem paralisar a partir de amanhã (terça-feira). Muitos não queriam desocupar, mas chegamos ao entendimento que nossos objetivos foram cumpridos.
Antes da desocupação, os professores realizaram uma vistoria na sede da Coordenadoria. De acordo com o vice-presidente, cerca de 20 professores ocuparam permanentemente a 8ª CRE e mais de 500 passaram pelo local durante a mobilização.
Nesta quarta-feira, uma assembleia regional da categoria irá ocorrer na Escola Olavo Bilac, a partir das 15h30min. Além disso, também para esta semana, está programada uma assembleia estadual do movimento em Porto Alegre.
"