Processo de beatificação do diácono João Luiz Pozzobon avança e será avaliado por bispos e cardeais do Vaticano

Processo de beatificação do diácono João Luiz Pozzobon avança e será avaliado por bispos e cardeais do Vaticano

Foto: Beto Albert (Diário)

O processo de beatificação do Servo de Deus diácono João Luiz Pozzobon avançou mais uma etapa. Os consultores teólogos do Dicastério da Causa dos Santos, do Vaticano, discutiram a Positio sobre as virtudes de Pozzobon – documento sobre sua vida – e deram seu parecer. Segundo o arcebispo dom Leomar Brustolin, os teólogos foram unânimes a favor do andamento do processo de beatificação do diácono, que nasceu em São João do Polêsine e que morou em Santa Maria por mais de 50 anos.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A postuladora da causa em Roma, ​Dra. Silvia Correale, informou sobre a decisão dos consultores ao Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin. 


Veja na íntegra: 

"A Comissão Teológica reunida na terça-feira, 4 de março, se expressou positivamente sobre o exercício heroico das virtudes, a fama de santidade e de intercessão do Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon". 


A notícia sobre o avanço do processo de Diácono é um alerta positivo e cheio de esperanças, descreve o arcebispo Dom Leomar. Ele participou do programa Fim de Tarde, da Rádio Central Diário de Notícias (CDN), 93.5 FM, nesta quinta-feira (6), e fala sobre a causa que segue a passos largos. 


– É um grande sinal positivo. A certeza só virá quando for analisado o milagre, mas para alguém ser santo na igreja, não começa por milagres ou fatos grandiosos, é preciso ter o que chamamos de heroicidade e virtudes, seja uma pessoa que fez algo de impacto e de bom para a sociedade, igreja e comunidade a partir de sua fé. E também tenha virtudes e valores que sejam exemplos para as pessoas. Esses fatos, os peritos já aprovaram. E por unanimidade, e essa é uma característica muito relevante – relata Dom Leomar. 


Próxima fase

Com essa confirmação, os mais de 800 documentos (o Positio) serão submetidos ao juízo dos bispos e cardeais. Esta é mais uma etapa muito importante rumo ao decreto de Venerável e mobilizou uma corrente de orações em toda Arquidiocese de Santa Maria e ao redor de todo o mundo. O grupo segue em oração até que haja uma Sessão Ordinária, cuja data ainda não foi definida, mas que se prevê para os próximos meses. 


Se a documentação for oficialmente aceita, o diácono, que já é considerado pelo Vaticano como Servo de Deus, passará a ser Venerável – título significando que a Igreja reconhece que a pessoa viveu as virtudes cristãs em um grau heroico, e que sua vida é um exemplo para os fiéis. 


Se for entitulado Venerável, será aberta a análise de um possível milagre ocorrido aqui na região por intermédio da fé ao diácono Pozzobon e que já está no Vaticano. Se esse milagre for reconhecido pela Igreja Católica, Pozzobon passa a ser beato. Então, em seguida, será necessário mais um milagre reconhecido para virar santo.


Atualização sobre o milagre 

Ainda durante a entrevista a CDN, Dom Leomar comunicou sobre um dos milagres que Pozzobon teria supostamente realizado. O material que comprova a graça foi enviado ao Vaticano. 


Na atualização, o arcebispo comemora que a análise desse milagre por Roma já iniciou, ao mesmo tempo que a documentação sobre a vida de Pozzobon. É por meio desse milagre que o Servo de Deus pode passar a ser beato, uma fase 'pré-canonização'. 


– Diria para todos nós de Santa Maria, que hoje é uma data histórica, importante e esperançosa. Nós temos boas perspectivas.Tudo indica que temos muito bom resultado em breve – conclui Dom Leomar. 


Próximos Passos

  • Análise dos Cardeais e Bispos – O caso será submetido a uma nova avaliação no Vaticano. Resultado nos próximos meses;
  • Título de Venerável – Se aprovado, Pozzobon será oficialmente reconhecido como alguém que viveu virtudes em grau heroico;
  •  Beatificação – Para essa etapa, será necessário comprovar um milagre atribuído à sua intercessão;
  • Canonização – Caso um segundo milagre seja reconhecido, ele poderá ser declarado santo pela Igreja.


Leia mais:

Diácono João Luiz Pozzobon: conheça a trajetória do homem que viveu em Santa Maria e pode virar santo


Servo de Deus

Diácono João Luiz Pozzobon nasceu em São João do Polêsine, mas viveu em Santa Maria por mais de 50 anos, tendo percorrido 140 mil km a pé levando a imagem de 11 quilos da Mãe Rainha de Schoenstatt. 

Quem foi

  • Nasceu em 12 de dezembro de 1904, em Ribeirão, localidade de São João do Polêsine. De origem pobre, largou os estudos para ajudar o pai na lavoura;
  • Em 7 de setembro de 1947, Pozzobon participou do lançamento da pedra fundamental do santuário de Schoenstatt, onde teve início o seu contato com a Mãe Peregrina. Três anos depois, em 10 de setembro, começou a Campanha da Mãe Peregrina;
  • Ordenado diácono pelo bispo dom Érico Ferrari, em 1972. Passou a fazer casamentos, batizados e enterros. Não podia rezar missas e absolver pecados;
  • Em 1979, a fama de Pozzobon ganhou o mundo. Ele visitou a Europa, conheceu o papa João Paulo 2º e foi à Argentina falar da Mãe Rainha;
  • Em 27 de junho de 1985, aos 80 anos, foi atropelado por um caminhão quando ia para uma missa, no Santuário de Schoenstatt, às 6h30min, e morreu.

Exemplo de fé

  • Em 1950, o Diácono recebeu uma imagem da Mãe Rainha. Com o tempo, colocou como propósito rezar 15 terços por dia (825 preces);
  • Ele deu a ideia de, a cada 30 famílias, colocar uma imagem da Mãe Peregrina, para passar de casa em casa. Ele distribuiu 2,7 mil imagens da Mãe pela região. Em 2011, havia mais de 200 mil réplicas da imagem em 96 países;
  • João Pozzobon carregava 19 quilos nas peregrinações. A imagem da Mãe Rainha pesava 11 quilos, e a pasta que levava com vestes e outros materiais religiosos, 8 quilos;
  • Ele percorreu 140 mil quilômetros a pé com a imagem no ombro para visitar famílias, escolas, presídios e hospitais;
  • Pozzobon criou a Vila Nobre da Caridade, no Cerrito, com 14 casas que abrigam famílias pobres. Ele ajudava a conseguir emprego e a fazer as crianças estudarem.

Para viver a história

  • Associação – Site com informações https://www.devotosjoaopozzobon.com.br/biografia/
  • Campanha Mãe Peregrina – Movimento de Schoenstatt https://www.maeperegrina.org.br/pozzobon/
  • Casa Museu na Quarta Colônia – Localizada em São João do Polênise, recebe visitas e eventos cristãos;
  • Casa Museu em Santa Maria – Recebe visitas. Aberta de terça a sábado, 6h30min às 12h e 14h às 17h30min. Agendamento por (55) 3347-3003 ou (55) 9 9172-1611.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Frente parlamentar no Legislativo debaterá retomada do Carnaval de Rua em Santa Maria para 2026 e outras 5 notícias Anterior

Frente parlamentar no Legislativo debaterá retomada do Carnaval de Rua em Santa Maria para 2026 e outras 5 notícias

Quadro de Papa Francisco é estável, de acordo com novo boletim médico Próximo

Quadro de Papa Francisco é estável, de acordo com novo boletim médico

Geral