Morte no trailer

Prima de adolescente morto em assalto comenta repercussão do caso nas redes sociais

Pâmela Rubin Matge

"

A morte do adolescente Yuri Matheus da Silva Machado, 17 anos, após um assalto a um trailer de lanches na última terça-feira, em Santa Maria, segue causando repercussão. De um lado, pessoas enaltecem a ação policial. Do outro, familiares e amigos revoltam-se com os comentários ofensivos nas redes socais. Em um post do Facebook, uma prima do adolescente escreveu:

Adolescente morto em assalto enviou mensagem à namorada 20 minutos antes de ser atingido

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

"Todo mundo questiona sem saber nada. Sem conhecimento jurídico. Se todo mundo soubesse o dia de amanhã não haveria necessidade de justiça muito menos de polícia (...) A dor do pai só é sentida por ele, qualquer pai aqui está sujeito a ter um filho morto, a ter um filho bandido. Vamos parar com essa hipocrisia. Cada um cuida de fazer o seu trabalho bem feito e pronto, mania de opinar com discursos ofensivos. Ou vocês acham que dizendo que "bandido bom é bandido morto" vocês não estão incentivando algum crime? A legitimidade tem que ser questionada a fim de que o Estado não faça o que quiser. Hoje é um bandido, criminoso não é mesmo? Amanhã pode ser teu marido, teu filho, tua esposa, enfim qualquer um. Não podemos aceitar a atitude da polícia em atirar pelas costas (...)".

Investigação aponta que policial que matou adolescente suspeito de roubo agiu em legítima defesa

À reportagem do Diário, a prima de 25 anos, que não quis ter o nome divulgado, falou que sabe exatamente a educação que o adolescente morto recebeu e o esforço dos pais para educá-lo. 

– Infelizmente, o Yuri não quis seguir o certo. Ele era infantil, mas não quero culpar ninguém pelo ato dele – comentou a prima.

Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

O policial que reagiu ao assalto

O Diário tentou contato com o policial por duas vezes, na última quarta e na quinta-feira, mas foi informado por meio de seus superiores, que ele não deseja se pronunciar sobre o caso. O advogado do policial também não foi localizado.

Investigação em andamento

De acordo com o delegado Gabriel Zanella, titular da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos (DHD)de Santa Maria, responsável pelo caso, ainda não há informações sobre a identidade e o paradeiro do suspeito que estava em uma motocicleta e acompanhava Yuri na noite do assalto.


Pai questiona se policial que matou adolescente em assalto agiu por legítima defesa

A Polícia Civil trata o caso como legítima defesa do policial militar, o que não configura crime. Caberá ao Ministério Público acatar a conclusão da investigação, que deve ser finalizada em 30 dias. Caso o MP entenda que o policial não agiu em legítima defesa, pode denunciá-lo por ho"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

BOE apreende 200 pedras de crack e prende dois em Santa Maria

Próximo

Vítima de estupro divulgado nas redes sociais é submetida a exames 

Geral