Presença de argentinos movimenta rede hoteleira de Santa Maria

Há três anos, o empresário argentino Ariel Rodrigues, 56 anos, e a família se hospedam em Santa Maria, durante os passeios ao litoral. A distância de quase 1,8 mil quilômetros até o destino, as praias de Florianópolis, pede um ponto de parada. E é esse fluxo feito por famílias como a de Ariel que tem representado 40% a 80% da ocupação da rede hoteleira na cidade.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Ao Diário, Ariel falou sobre a viagem e o carinho por Santa Maria:  

– Entramos pelo Uruguai, passamos por Santana do Livramento até chegar aqui. Ficamos por uma noite e, agora, seguimos até Florianópolis. Gostamos muito de Santa Maria e do trajeto até aqui. As estradas são mais parelhas e viagem mais tranquila. Encontramos hotéis muito bonitos, bom preço e boas instalações. 

Ariel veio acompanhado da esposa Gabriela e dos filhos Paloma e OctávioFotos: Beto Albert

O argentino conta que, em anos anteriores, fazia o trajeto pela BR-290, o qual descreveu como “más lento y más peligroso”. Mas condições da via fizeram com que ele optasse por outro caminho: o da RSC-287. E assim tem sido todas as vezes que precisou cruzar o Estado gaúcho.

– Decidimos passar por Santa Maria porque as estradas estão em bom estado e tem menos tráfego. Antes fazíamos o trajeto por Uruguaiana e pela BR-290, mas achamos perigoso por ali. Muitos caminhões e um trânsito mais lento. Por Santa Maria é mais tranquilo. As estradas são mais parelhas – comenta o argentino.

A presença da família, que aproveitava o tradicional mate argentino e o café da manhã no Hotel Dom Rafael Business, têm sido uma cena cada vez mais comum. O gerente do espaço, Ângelo Dimperio, conta que o fluxo de turistas, principalmente argentinos e uruguaios, aumentou de forma significativa. Na última terça-feira (4), de 180 hóspedes, cerca de 70 eram de países vizinhos. Ou seja, uma taxa de quase 40%:

– Ano passado nós tivemos um aumento considerável. Em janeiro e fevereiro, geralmente o número é fraco de hóspedes, mas esse ano tivemos uma surpresa. Há uma procura maior. Creio que seja em função das estradas e o tempo no deslocamento, sendo obrigados a ter um local de parada.

No Hotel Dom Rafael Business, localizado na Avenida Dores, argentinos representam 40% da ocupação do hotel

Crescimento de até 80% na ocupação dos hotéis

O cenário se repete em outros pontos da cidade. No Hotel P1, localizado na região central de Santa Maria, 80% da ocupação tem sido do público argentino e uruguaio. Uma alta considerável no último mês. Conforme o hotel, são turistas que geralmente passam uma noite na cidade e tem como destino o litoral catarinense. Para o presidente Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria e Região (Sindhturr), João Provensi, essa é uma boa oportunidade para rede hoteleira:

– A partir de agora, trabalhamos com essa demanda. É uma grande oportunidade. Mesmo que eles passem por aqui só por uma noite, chegando pelas 21h e ficando até o café da manhã, já deixam um valor considerável.

Agora, o objetivo é mantê-los por mais tempo na região:

– Para o ano que vem, o projeto terá como foco manter eles aqui em Santa Maria e, também, na Quarta Colônia.


Bom preço e hospitalidade

Na hospitalidade, no bom preço das diárias e no ponto que significa o meio de caminho para diversos destinos, estão os motivos para a parada em Santa Maria. A argentina Eugenia Villalb, de 43 anos, esteve hospedada no hotel Dom Rafael na terça-feira. Faziam companhia a ela, os filhos Inácio e Bautista. O destino também era o litoral catarinense.

– Paramos em Santa Maria porque nos parecia um meio de caminho. E foi uma decisão muito acertada. Conseguimos passear um pouquinho, ir ao shopping. Essa era nossa intenção também. É tudo bom aqui – conta Eugenia.

Eugenio esteve hospedada com os filhos

O mesmo aparece no relato de Ramon Antonio Stowcli, 50 anos, que esteve hospedado no hotel com a esposa e os filhos. É a terceira vez que ele vem para Santa Maria. Desta última, aproveitou a parada para uma breve volta na cidade:

Viemos de Buenos Aires e estamos indo para Florianópolis. É uma boa rota. Escolhemos Santa Maria, primeiro, porque gostamos. Segundo, porque foi fácil reservar o hotel e é muito barato. Muito barato, mesmo

Esta foi a terceira vez que o argentino se hospeda em Santa Maria

Projeto da Secretaria de Turismo 

As potencialidades da rede hoteleira e a intenção de manter quem está de passagem por mais tempo na região também é um dos projetos da Secretaria de Turismo. Conforme o titular da pasta, Ewerton Falk, um diagnóstico deve apontar qual a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas, bem como o perfil desses turistas:

– Estamos trabalhando no diagnóstico para entender a taxa de ocupação e qual o público que está ocupando. Assim, a gente pode potencializar aquilo que já acontece e entender as oportunidades para provocar o aperfeiçoamento do setor, como oferta de mais leitos ou mais qualidade no trabalho. Nós precisamos que as pessoas venham à Santa Maria, além das que já vem.

Para Falk, tornar Santa Maria uma rota de parada no estado gaúcho deve potencializar o turismo na região:

– Independente das crises que todos os países têm, existem as pessoas que passeiam. E o Rio Grande do Sul é porta de entrada dos países aqui do hemisfério sul como Uruguai, Argentina e Paraguai. Então, nossa ideia é trabalhar fortemente nas fronteiras para que Santa Maria seja uma rota de parada. Nós queremos que o turista possa fazer um pit stop de qualidade, com bom atendimento, boa refeição, lazer e cultura


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Thais Immig

POR

Thais Immig

thais.immig@diariosm.com.br

AM Centro define os novos coordenadores das Câmaras Técnicas da Cultura e do Turismo Anterior

AM Centro define os novos coordenadores das Câmaras Técnicas da Cultura e do Turismo

Duas semanas antes, advogado gaúcho morto em queda de avião gravou podcast com empresário de Santa Maria Próximo

Duas semanas antes, advogado gaúcho morto em queda de avião gravou podcast com empresário de Santa Maria

Geral