Conforme a direção do Husm, até a tarde de segunda-feira, 40 pacientes adultos estavam internados no local, sendo que há somente 22 leitos desse tipo. Além disso os três leitos do atendimento psiquiátrico foram deslocados para outra sala, onde ficavam leitos de espera.
A obra, que prevê mais 46 leitos para o hospital, está sendo feita em partes. Ainda nesta terça-feira, deverá alcançar o PS Pediátrico, onde começará a instalação das tubulações para a passagem de canos. Nesse local, são seis leitos de observação mais uma sala de atendimento de urgência que terão de ser desocupados.
_ Atualmente, há 100% de ocupação da pediatria. Já estamos transferindo para outros andares e ainda tentando realocá-los em outras instituições de atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) _ explica Soeli Teresinha Guerra, gerente de Atenção à Saúde do Husm.
A previsão é que, nos próximos 15 dias, a obra alcance o PS Adulto, que é a última etapa de construção da central. Para essa fase, todo o espaço físico dos 22 leitos terá de ser isolado. Com isso, explica a direção, a tendência é que os atendimentos de urgência e emergência passem a ficar ainda mais restritos. A única alternativa a reduzir os atendimentos seria fechar todo o PS até o final das obras.
_ Enquanto restringimos os atendimentos, vamos contando com os leitos de retaguarda em outros hospitais da região que tenham atendimento via SUS. São pacientes clínicos, que aguardam leitos para tratamentos. Atualmente, cerca de 50 pacientes esperam por isso internados no Husm. O suportável são 35 pacientes, muito em função do nosso espaço físico. Por isso, há tantas macas e cadeiras pelos corredores _ relata Soeli.
As obras da Central de UTI começaram em agosto do ano passado e contam com recursos de mais de R$ 9 milhões do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). A previsão é que a obra completa seja entregue em 2015. Ao todo, são 4,5 mil metros quadrados de área total, divididos em dois andares, além de construção de escadas e elevadores.
EM DETALHES
Confira abaixo os atendimentos que o Pronto-Socorro está prestando:
- Tudo o que se refere a acidentes graves, como os de trânsito, e tentativas de homicídio
- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aumentará ainda mais a prévia classificação para o envio de pacientes ao PS do Husm. Esses terão prioridade de atendimento
- Pessoas vítimas de acidentes graves que preferem não esperar pelo Samu e encaminham vítimas diretamente ao PS também terão atendimento

"