
Foto: Jose Luiz Bica/Arquivo Pessoal
Quem passa pela Ponte dos Banhados, limite entre os municípios de São Gabriel e Santa Maria, no distrito de Santa Flora, percebe a movimentação de máquinas desde o ano passado. A estrutura de madeira será substituída por uma de concreto, facilitando o tráfego do escoamento da produção agropecuária.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A construção da ponte de concreto, ao lado da ponte de madeira, teve alteração no seu cronograma devido as fortes chuvas de abril e maio de 2024. Assim, houve a necessidade de novos estudos técnicos para o início das obras, o que alterou o plano de trabalho previsto. No momento, a obra segue normalmente, indica a prefeitura de Santa Maria.

A previsão é que esteja pronta em 9 meses, no fim deste ano. O investimento é de cerca de R$ 1,8 milhão, com recursos federais e com contrapartida do município. Além de facilitar o tráfego de veículos particulares, o setor agropecuário também ganhará em agilidade no deslocamento dos produtores rurais e para transporte de insumos, equipamentos agrícolas e escoamento da produção na região de Catuçaba.
Com a obra em andamento, não haverá bloqueio da ponte de madeira, pois a estrutura nova está sendo construída ao lado da ponte existente.