A 3ª Delegacia de Polícia (3ª DP) prendeu na tarde de quinta-feira (27) em Santa Maria um homem de 58 anos suspeito de integrar uma quadrilha de falsificação de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) no Estado. As informações são da Rádio Gaúcha Santa Maria.
Conforme o delegado André Diefenbach, o suspeito integra a mesma quadrilha que foi desarticulada no início deste mês por aplicar golpes em aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INCC) nas regiões Central e Metropolitana de Porto Alegre.
Diefenbach conta que a investigação chegou ao suspeito por meio do falsificador da quadrilha que foi preso em Porto Alegre no início deste mês e ocupa uma cela na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
Como funcionava o esquema: o suspeito recebia um pedido para confeccionar uma CNH, cobrava R$ 2,5 mil, encomendava com o falsificador o documento e, depois, quando a carteira ficava pronta, o suspeito ia buscar na Capital e dividia a quantia em dinheiro.
A investigação dá conta de que o suspeito vendeu documentos para pessoas nas regiões de Santa Maria, Bagé e Hulha Negra. Até permissão para dirigir caminhão bitrem ele falsificava, destaca o delegado Diefenbach, "o que é muito perigoso, afinal, o indício é de que pessoas não habilitadas estão dirigindo caminhões pelo Estado".
A Polícia Civil ainda não sabe desde quando o suspeito praticava o crime. Ele será indicado por falsificação e formação de quadrilha.
"