A magia das palavras e dos poemas vai tomar conta do palco e do público do Theatro Treze de Maio neste terceiro espetáculo do projeto Carrossel Cultural – Férias Divertidas, realizado por Angélica Silva Produções, via Lei de Incentivo Municipal, e que vem encantando crianças de diferentes idades desde terça, com espetáculos de graça.
Em A Caligrafia de Dona Sofia, a personagem que dá título à peça, busca entender qual o seu lugar no mundo e acompanhada de Seu Ananias, o carteiro mais simpático do vilarejo, e das fadas poéticas, Léa, Lia e Cléa, embarca em uma aventura poeticamente linda, cheia de emoção e magia. Essa é a premissa do espetáculo, baseado no livro de mesmo nome, do pernambucano André Neves, e com direção de Julio Cesar Aranda.
Segundo o diretor, Sofia é uma professora aposentada que mora no alto de uma colina, apaixonada por poesias, e essa paixão é representada por poemas espalhados por toda a sua casa. Em um belo dia, ela percebe que não existe mais espaço para espalhar poemas. Esse é o ponto de partida da aventura de Dona Sofia.
O ator Helquer Paez é sócio-fundador da Cia Retalhos de Teatro, responsável pela montagem do espetáculo, e também codirige e atua na peça como o carismático carteiro Seu Ananias:
– Ele tem a alma pura. É muito simpático, amado por todos no vilarejo onde mora e muito amigo da Dona Sofia. A pedido dela, ele começa a entregar cartões poéticos aos moradores.
Leia mais:
Cortinas e braços abertos para receber as Férias Divertidas no Theatro Treze de MaioDiversão e emoção vão marcar segundo espetáculo do Carrossel Cultural no Theatro Treze de Maio“Clownfusão” dá início à programação infantil de férias do Theatro Treze de MaioCassiano Cavalheiro: show de Humberto Gessinger é confirmado em Santa Maria
O grupo Cia Retalhos de Teatro existe há mais de 25 anos e já entrega sua origem no nome: ele surgiu do material usado para compor o figurino do primeiro espetáculo, apresentado em 1995. Além de atuar nos palcos, a Retalhos ocupa outros espaços, como ônibus, hospitais, asilos, escolas e praças com o projeto Passageiros da Alegria. Durante a pandemia, projetos como este, precisaram se adaptar para o formato online.
A Caligrafia de Dona Sofia já teve várias montagens teatrais profissionais e amadoras. A do Rio de Janeiro, em 2014, contou até com Dira Paes e o ator santa-mariense Flávio Bauraqui no elenco. A Cia Retalhos de Teatro tem ótimas expectativas para apresentar a sua versão no palco do Theatro Treze de Maio.
– A Caligrafia de Dona Sofia é um espetáculo muito amado pelo público, foi minha primeira direção e muita gente talentosa passou pelo elenco. Acho que nossa missão é espalhar a arte, assim como Sofia espalha seus poemas. Projetos como o Carrossel Cultural – Férias Divertidas, são importantíssimos para que a cultura possa reverberar e potencializar a criação de público – afirma o diretor Julio Cesar Aranda.
O Carrossel Cultural encerra amanhã, dia 29 de julho, com dois espetáculos da Cia Armazém.
A Caligrafia de Dona Sofia
Onde – Theatro Treze de MaioDireção – Julio Cesar ArandaCom – Rafaela Drey Costa, Helquer Paez, Camila Marques, Hellen Höher Bohrer e Fernanda KühleisQuando – Quinta, dia 28, às 15h e 18h
As histórias do Vô Venâncio
Onde – Theatro Treze de MaioDireção – Ricardo PaimCom – Cezar Leal, Igor Tadielo, Patrícia Garcia e Ricardo PaimQuando – Sexta, dia 29, às 15h
Trem Maravilha
Onde – Theatro Treze de MaioDireção – Patrícia GarciaCom – Patrícia Garcia, Ricardo Paim, Daiane Diniz, Igor Tadielo, Michel Wagner e Rodrigo Cunha.Quando – Sexta, dia 29, às 18h
Leia mais notícias de Cultura