Poesia para encantar os pequenos no Theatro Treze de Maio

Bernardo Abbad

Poesia para encantar os pequenos no Theatro Treze de Maio
Fotos: Ronald Mendes

A magia das palavras e dos poemas vai tomar conta do palco e do público do Theatro Treze de Maio neste terceiro espetáculo do projeto Carrossel Cultural – Férias Divertidas, realizado por Angélica Silva Produções, via Lei de Incentivo Municipal, e que vem encantando crianças de diferentes idades desde terça, com espetáculos de graça.

Em A Caligrafia de Dona Sofia, a personagem que dá título à peça, busca entender qual o seu lugar no mundo e acompanhada de Seu Ananias, o carteiro mais simpático do vilarejo, e das fadas poéticas, Léa, Lia e Cléa, embarca em uma aventura poeticamente linda, cheia de emoção e magia. Essa é a premissa do espetáculo, baseado no livro de mesmo nome, do pernambucano André Neves, e com direção de Julio Cesar Aranda.

Segundo o diretor, Sofia é uma professora aposentada que mora no alto de uma colina, apaixonada por poesias, e essa paixão é representada por poemas espalhados por toda a sua casa. Em um belo dia, ela percebe que não existe mais espaço para espalhar poemas. Esse é o ponto de partida da aventura de Dona Sofia.

O ator Helquer Paez é sócio-fundador da Cia Retalhos de Teatro, responsável pela montagem do espetáculo, e também codirige e atua na peça como o carismático carteiro Seu Ananias:

– Ele tem a alma pura. É muito simpático, amado por todos no vilarejo onde mora e muito amigo da Dona Sofia. A pedido dela, ele começa a entregar cartões poéticos aos moradores.

Leia mais:

Cortinas e braços abertos para receber as Férias Divertidas no Theatro Treze de MaioDiversão e emoção vão marcar segundo espetáculo do Carrossel Cultural no Theatro Treze de Maio“Clownfusão” dá início à programação infantil de férias do Theatro Treze de MaioCassiano Cavalheiro: show de Humberto Gessinger é confirmado em Santa Maria

O grupo Cia Retalhos de Teatro existe há mais de 25 anos e já entrega sua origem no nome: ele surgiu do material usado para compor o figurino do primeiro espetáculo, apresentado em 1995. Além de atuar nos palcos, a Retalhos ocupa outros espaços, como ônibus, hospitais, asilos, escolas e praças com o projeto Passageiros da Alegria. Durante a pandemia, projetos como este, precisaram se adaptar para o formato online.

A Caligrafia de Dona Sofia já teve várias montagens teatrais profissionais e amadoras. A do Rio de Janeiro, em 2014, contou até com Dira Paes e o ator santa-mariense Flávio Bauraqui no elenco. A Cia Retalhos de Teatro tem ótimas expectativas para apresentar a sua versão no palco do Theatro Treze de Maio.

– A Caligrafia de Dona Sofia é um espetáculo muito amado pelo público, foi minha primeira direção e muita gente talentosa passou pelo elenco. Acho que nossa missão é espalhar a arte, assim como Sofia espalha seus poemas. Projetos como o Carrossel Cultural – Férias Divertidas, são importantíssimos para que a cultura possa reverberar e potencializar a criação de público – afirma o diretor Julio Cesar Aranda.

O Carrossel Cultural encerra amanhã, dia 29 de julho, com dois espetáculos da Cia Armazém.

A Caligrafia de Dona Sofia

Onde – Theatro Treze de MaioDireção – Julio Cesar ArandaCom – Rafaela Drey Costa, Helquer Paez, Camila Marques, Hellen Höher Bohrer e Fernanda KühleisQuando – Quinta, dia 28, às 15h e 18h

As histórias do Vô Venâncio 

Onde – Theatro Treze de MaioDireção – Ricardo PaimCom – Cezar Leal, Igor Tadielo, Patrícia Garcia e Ricardo PaimQuando – Sexta, dia 29, às 15h

Trem Maravilha

Onde – Theatro Treze de MaioDireção – Patrícia GarciaCom – Patrícia Garcia, Ricardo Paim, Daiane Diniz, Igor Tadielo, Michel Wagner e Rodrigo Cunha.Quando – Sexta, dia 29, às 18h

Leia mais notícias de Cultura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Das cerca de 2,2 mil pessoas que vivem da reciclagem, apenas 120 pertencem a associações Anterior

Das cerca de 2,2 mil pessoas que vivem da reciclagem, apenas 120 pertencem a associações

Após ferir companheira, homem se envolve em acidente com morte na ERS-532, em Mata Próximo

Após ferir companheira, homem se envolve em acidente com morte na ERS-532, em Mata

Geral