
Foto: prefeitura de Jaguari (Divulgação)
Registro do município de Jaguari, que decretou calamidade pública por causa das chuvas
O município de Restinga Sêca decretou situação de emergência, na tarde desta quinta-feira (19), por causa das chuvas. Na noite de quarta-feira (18), Nova Palma também havia assinado o decreto.
Até a publicação desta matéria, pelo menos 10 cidades da região, incluindo Santa Maria, já estão em situação de emergência, e outras duas decretaram calamidade pública.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o prefeito de Restinga Sêca, Norton Soares (MDB), 80 pessoas estão desalojadas no município. Outros 37 moradores foram levados para abrigos coletivos. As aulas seguem suspensas na rede municipal de ensino. Conforme a BaroClima Meteorologia, os acumulados já passam dos 400 milímetros na cidade.
Por meio das redes sociais, na tarde desta quinta, Norton Soares falou sobre o cenário local. No total, 117 pessoas foram afetadas pelas enchentes.
– Ainda temos as questões de logísticas que estão prejudicadas. Na Comunidade de Santa Lúcia, tivemos um problema em um das estradas e pelo menos duas famílias estão isoladas. Na Vila Jacuí, para ir para lá o único acesso é pelo Espigão. Temos equipes atuando no resgate na Jacuí desde quarta-feira (18), e hoje (quinta) mandamos mais equipes para lá. Na Colônia Borges, não tivemos registros. Na Vila Rosa e no Barro Vermelho, tivemos resgates de moradores ainda na noite de quarta em função da elevação das águas no Rio Jacuí. E no Passo da Porteira também temos registros de alagamentos – detalhou Soares.
Ainda conforme divulgado pela prefeitura de Restinga Sêca, o Ginásio Romano Cantarelli está sendo usado para atendimento de moradores desabrigados ou desalojados. Confira:
Acessos terrestres:
- ERS-149, km 78: não há passagem próximo à entrada do Balneário das Tunas, em direção a Formigueiro
- ERS-149, km 93: Trânsito está no sistema pare e siga, após vistoria realizada pelo Departamento de Engenharia do Daer. A passagem é permitida apenas para veículos leves
- RSC-287, km 202: Trânsito normal em ambos os sentidos
Mora em Restinga Sêca e foi afetado pelos temporais?
- Defesa Civil: (55) 9 9215-3858 (WhatsApp)
- Brigada Militar: 190
- Samu: 192
- Bombeiros: 193
Nova Palma
Conforme anunciado pela prefeita Jucemara Rossato (PP), o município de Nova Palma decretou situação de emergência devido aos inúmeros estragos provocados pelas chuvas.
"O grande volume de precipitação provocou alagamentos, deslizamentos de terra e deixou comunidades em situação de risco. Com o decreto, o município fica autorizado a adotar medidas urgentes, como a liberação de acessos obstruídos, o reforço na assistência à população afetada e a solicitação de apoio dos governos estadual e federal", diz o anúncio publicado nas redes sociais.
Panorama regional
Além de Nova Palma e Restinga Sêca, outros oito municípios da região decretaram emergência. São eles: Agudo, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Jaguari, São João do Polêsine e Santa Maria. Até a publicação desta matéria, os decretos de Dona Francisca, Agudo e Nova Palma já estavam homologados pela Defesa Civil Estadual.
Jaguari decretou calamidade pública na quarta-feira. O documento já foi homologado pelo governo do Estado.
– Optamos pela calamidade pública por causa da gravidade da situação. Temos pessoas ilhadas no interior do município sem conseguir se deslocar. Temos mais de mil quilômetros de estradas de chão, e cerca de 80% disso foi afetado. O município, sozinho, não conseguirá resolver esse cenário e, por isso, precisará da ajuda do governo do Estado e do governo federal para superar isso – diz o prefeito Igor Tambara.
Por outro lado, a prefeitura de Mata publicou nas redes sociais que também decretou calamidade pública, mas esse registro ainda não foi homologado pela Defesa Civil Estadual.
Leia mais:
- Mais de 85 municípios Rio Grande do Sul relatam danos provocados pelas chuvas; confira o balanço da Defesa Civil
- "Não vai ser a enchente do ano passado, mas vai ser parecido": moradores do Passo do Verde temem impactos da nova cheia em Santa Maria
- Movimento é intenso na BR-392 na saída para o feriadão; rodovia é a melhor opção até a Capital com o bloqueio na RSC-287