Parceiros do Grupo Diário recebem prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul

Bernardo Abbad

Parceiros do Grupo Diário recebem prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação/Grupo Diário

O Grupo Diário e alguns colaboradores foram premiados na 4ª edição do Prêmio CAU/RS, entregue pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. A cerimônia de premiação ocorreu no sábado, 19, no palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, a partir das 19h. Além de o Grupo Diário, representado na cerimônia pelo gerente-geral, Alexandre de Grandi, ter sido agraciado com o troféu na categoria Imprensa/Pessoa Jurídica, também foram premiados o escritor e pesquisador Valter Antônio Noal Filho e o professor Orlando Fonseca. O evento busca reconhecer iniciativas que contribuem para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo em todo o Estado.

Noal Filho foi reconhecido tanto pela atuação no programa Memória, da Rádio CDN, quanto pelas pesquisas desenvolvidas sobre o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico de Santa Maria. Já Orlando Fonseca, recebeu o troféu pela atuação no Coletivo Memória Ativa, grupo que reúne profissionais de diferentes áreas preocupados com a preservação do patrimônio cultural de Santa Maria. Orlando participa do programa Sala de Debates, da TV Diário e é articulista na edição impressa do jornal. Ele está à frente do Coletivo Memória Ativa desde 2018:

– Esse troféu foi o reconhecimento do trabalho que estamos realizando junto ao Coletivo Memória Ativa. Em especial, referente aos cuidados com o nosso Centro Histórico, que guarda registros do desenvolvimento de Santa Maria, a partir da presença ferroviária – Gare, Vila Belga, e um importante acervo em arquitetura Art Déco na Avenida Rio Branco. Tenho a honra de compartilhar esta distinção com meus companheiros e companheiras de missão.

Orlando, que venceu na categoria “Movimentos Sociais- Pessoa Física”, reforça que o prêmio tem a relevância de ser entregue pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e pelo Conselho do Estado, em comissões que integram arquitetos. Para ele, o olhar destes profissionais para o que tem sido feito no tema preservação do patrimônio é a garantia do acerto em mobilizações como o Coletivo Memória Ativa.

Vencedor na categoria Iniciativa Privada – Pessoa Física, o escritor Valter Antonio Noal Filho conta que foi uma honra e surpresa muito grandes. Conforme ele, receber o troféu foi uma alegria, e serve como incentivo para persistir com as pesquisas e, experimentalmente, aprofundá-las. Noal Filho é autor do livro “Viajantes olham Porto Alegre” obra que foi agraciada com o prêmio Açorianos de Literatura. No grupo Diário, Noal Filho atua, principalmente, no programa Memória, da Rádio CDN, em parceria com a jornalista Luisa Neves.

– O reconhecimento do trabalho é sinal de que estou no caminho certo. Tenho me dedicado às questões relacionadas ao patrimônio de Santa Maria há mais de 25 anos, então vejo esse prêmio como um reconhecimento pelo conjunto da minha produção. É um prazer poder levar ao público ouvinte as informações que venho encontrando ao longo do tempo – finaliza Valter Noal Filho.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fiocruz desenvolve kit para detectar malária em bolsas de sangue Anterior

Fiocruz desenvolve kit para detectar malária em bolsas de sangue

Entidades tradicionalistas e artistas de Santa Maria se destacam no Enart 2022 Próximo

Entidades tradicionalistas e artistas de Santa Maria se destacam no Enart 2022

Geral