Problemas no abastecimento e nas contas de água têm feito parte da rotina dos santa-marienses. Para minimizar essa situação, medidas como mutirões de atendimento aos consumidores serão adotados. Até lá, moradores têm encarado tarifas mais altas e se mobilizam para exigir respostas da Corsan.
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A queixa sobre as faturas altas atinge parte das residências como a de Julia Ramos de Oliveira, 22 anos, moradora do Bairro Divina Providência. Ela conta que, há um ano, recebeu faturas que chegavam a R$ 7 mil. Pela justiça, conseguiu que as contas fossem excluídas após uma vistoria. Em 2025, outro problema, conforme relata ela:
– Agora me deram uma multa de R$ 1 mil por conta do relógio estar dentro do pátio. Dei uma entrada de R$ 650 e parcelei o restante em parcelas de R$ 114, mas está vindo R$ 400 sendo que o meu consumo médio é de R$ 100.

Conforme a promotora de Justiça, Giani Saad, o caso de Julia não é isolado. Em janeiro deste ano, ela recebeu oito reclamações direto dos consumidores e relatórios de vereadores que apontavam outros casos. Ela também afirma que foram ouvidos síndicos de aproximadamente mil condomínios de Santa Maria sobre o aumento elevado na tarifa de água.
Diante das reclamações recorrentes, medidas foram tomadas com a instauração de um expediente e de um inquérito civil. Segundo a promotora, o tema tem sido prioridade no Ministério Público:
– Em fevereiro, foi instaurado expediente que busca apurar a causa das interrupções de água e inquérito civil para apuração da abusividade na cobrança da conta de água entre o segundo semestre de 2024 e 2025, a partir das reclamações recebidas na Promotoria.
Falta de água frequente
Na última semana, moradores do Bairro Patronato relataram 24 horas sem água. A informação foi confirmada pela Corsan que restabeleceu o abastecimento no início da tarde da sexta-feira (28). Três dias depois, nesta segunda-feira, o local e outros quatro bairros (Nossa Senhora de Lourdes, Centro, Nonoai e Nossa Senhora da Medianeira) voltaram a registrar desabastecimento.
Conforme a prefeitura, a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi disse em reunião que "Atendendo um pedido do prefeito, buscamos construir medidas resolutivas para sanar as demandas da comunidade. Esse mutirão é a comprovação da proximidade que a companhia quer ter com a população. Nosso compromisso é com o aprimoramento dos serviços e, para tanto, não medimos esforços para encontrar soluções, dialogando com a prefeitura, Câmara de Vereadores e órgãos de apoio aos consumidores”.
Protesto
Como resposta, a população está organizando um protesto em frente à sede da Corsan, na Rua Cel. Nieraderaruer. O “Manifesto contra os abusos da Corsan/Aegea”, como está sendo chamado pelos consumidores, é organizado por um grupo de WhatsApp com mais de 400 membros. A ação deve ocorrer nesta quinta-feira (6), a partir das 8h30min.
Medidas anunciadas por Decimo
Em vídeo divulgado pelas redes sociais no sábado, Decimo anunciou, após uma reunião com a direção da Corsan/Aegea, medidas para tentar solucionar os problemas que a população tem enfrentado. A partir dela, foram anunciadas quatro medidas. A primeira delas é a realização de mutirões em regiões da cidade para atendimento aos consumidores. Também foi determinada, conforme o prefeito, a suspensão da cobrança das contas que apresentarem problemas. E, se o valor se confirmar, poderá ser pago em até 18 vezes.
Segundo o prefeito, as medidas serão imediatas diante dos problemas frequentes em diferentes bairros de Santa Maria.
– Tivemos, na manhã deste sábado, uma reunião com a diretoria da Corsan e com a diretoria da Agea. Serão seis locais em que haverá atendimento aos consumidores que estão apresentando problemas nos valores das suas contas. Estamos cobrando soluções efetivas para que esses problemas sejam solucionados – disse Decimo no vídeo publicado.
A realização, a partir de quarta-feira (5), de mutirões descentralizados em seis pontos da cidade. São eles:
- Sede do Procon
- Bairro Tancredo Neves
- Bairro Nova Santa Marta
- Bairro Camobi
- Bairro Lorenzi
- Bairro Salgado Filho
Outra medida anunciada foi em relação à rede de esgoto. De acordo com a prefeitura, serão realizadas ações de fumacê para identificar pontos em que não há ligação do esgoto cloacal das residências com a rede da Corsan. Caso isso ocorra, o morador será notificado e terá um prazo de 60 dias para fazer a regularização. A medida evitará que o consumidor receba multa sem ter sido notificado e sem ter sido finalizado o prazo de dois meses para a regularização.
Medidas anunciadas por Rodrigo Decimo
- Mutirões em seis locais para atendimento aos consumidores
- Contas que apresentarem problemas terão a cobrança suspensa
- Possibilidade de parcelar a conta em até 18 vezes
- Ligações com a rede de esgoto da Corsan serão feitas no prazo de 60 dias após notificação
Datas dos mutirões
Quarta-feira (5)
Centro
Local: Procon
Horário: das 14h às 20h
Endereço: Avenida Rio Branco, 639, Centro
Quinta-feira, 6:
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Região Leste
Bairro Camobi
Endereço: Salão da Igreja do Amaral - Avenida Evandro Behr
Região Oeste
Bairro Nova Santa Marta
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste
Endereço: Manoel Mallmann FIlho, 161 (Centro de Artes e Esporte Unificado-CEU)
Bairro Tancredo Neves
Local: Associação Comunitária do Núcleo Habitacional Tancredo Neves
Endereço: Avenida Paulo Lauda, 705
*Obs: serão divulgados nos próximos dias os locais nos bairros Salgado Filho e Lorenzi, além dos horários das ações de sexta-feira (7) e sábado (8).
Corsan em pauta também no MPRS e no Legislativo
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Santa Maria também cobrou soluções para as frequentes interrupções no abastecimento de água ocorridas, como as ocorridas no mês de janeiro. Após reunião com a Corsan, no início de fevereiro, a empresa tem 30 dias para apresentar um plano de ação com diagnóstico técnico com informações como o histórico de rompimentos, trechos com materiais desgastados, cronograma de intervenções e descrição dos procedimentos que serão adotados para a substituição, reparo ou reforço das tubulações.
No Legislativo, foi aprovada na última terça-feira (26) a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a prestação de serviço da Corsan/Aegea. O vereador Tubias Callil (PL) foi o autor da proposta e será presidente da CPI. Sérgio Cechin (Progressistas) será o vice-presidente e a vereadora Helen Cabral (PT) a relatora.
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