Obras de asfaltamento das ruas no Bairro São José estão em estágio inicial

Diário

Obras de asfaltamento das ruas no Bairro São José estão em estágio inicial
Fotos: Pedro Piegas (Diário)

As obras de asfaltamento das ruas João Franciscatto e Pedro Figueira, no Bairro São José, começaram neste mês e estão em estágio inicial. A ordem de serviço foi assinada ainda no dia 31 de março pelo ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Após a conclusão da pavimentação, as vias vão conectar a RSC-287 (Faixa Nova) e RS-509 (Faixa Velha). Além disso, vão fornecer acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pela estrada de Pains. As obras contam com investimento estadual (pelo programa Pavimenta RS) e municipal.

RUA JOÃO FRANCISCATTO

Para a rua João Franciscatto são destinados R$ 2,49 milhões. A responsável pela obra é a Della Pasqua Engenharia e Construções, de Santa Maria.

Santa Maria tem 15 casos confirmados de dengue em 2022

Nesta primeira etapa, a empresa trabalha no esgoto pluvial e com as caixas coletoras. Nos próximos dias, começa a substituição do material do solo com as escavações. Com isso, o serviço de pavimentação já deve ter início. O prazo para finalização é de 150 dias, ou seja, agosto deste ano.

RUA PEDRO FIGUEIRA

Na Pedro Figueira, os trabalhos começaram na última semana com a entrega do material no local e um levantamento topográfico da rua. Agora, é feita a drenagem pluvial com a tubulação. O próximo passo é a escavação e a preparação do solo para o asfalto.

Sino furtado da Capela Nossa Senhora de Lourdes aparece no pátio da igreja

A data de término desta pavimentação é de quatro meses. A empresa responsável pela execução é a F.Z. Construções, Comércio e Transporte LTDA, de Santa Maria. No total, são investidos R$ 1,95 milhões para o asfaltamento da via.

EXPECTATIVA DOS MORADORES

Morador do Bairro São José há 42 anos, Antonio Deolindo relata que, desde que a rua seja finalmente asfaltada, ele não se importa com o barulho das máquinas da obra:

– A gente esperou tanto tempo, sofrendo com a poeira e também com a enchente que alagava tudo. Com o asfalto vai ficar muito bom – comenta o aposentado, de 78 anos.

O sentimento de que a espera acabou também é compartilhado pelo morador Paulo Stefanao, de 73 anos:

– No verão tinha muita poeira aqui na rua. Agora, graças a deus, parece que vai sair mesmo. Vários (políticos) prometeram e não fizeram. Eu espero que termine logo – afirma.

Moradores Cláudio Vilanova e Paulo Stefanao

Já Cláudio Vilanova, morador do bairro há 56 anos, conta que devido à demora de resposta das autoridades, a própria vizinhança se mobilizou para tentar resolver um dos problemas antigos da rua Pedro Figueira: o esgoto. Agora, o aposentado de 73 anos, espera que até o próximo verão a obra seja finalizada e os moradores consigam se ver livres da poeira e dos alagamentos:

– Eu fico feliz com a obra. Eu vou aproveitar pouco porque já sou idoso. Mas, os jovens vão poder aproveitar a rua com um local asfaltado – relata.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os Paralamas do Sucesso sobem ao palco do Morotin neste domingo Anterior

Os Paralamas do Sucesso sobem ao palco do Morotin neste domingo

Mais de 300 toneladas de pescado devem ser vendidas na região na Semana Santa Próximo

Mais de 300 toneladas de pescado devem ser vendidas na região na Semana Santa

Geral