data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Prefeitura (Divulgação)/
A obra de macrodrenagem, realizada em trecho da Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Salgado Filho, segue em execução. De acordo com a prefeitura, os trabalhos se concentram entre as ruas Fernandes Vieira e Rafael Real.
Santa Maria terá voos até Torres a partir de R$ 229 neste verão
O secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes, explica que a obra contempla a execução de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e sinalização viária no trecho entre a Rua Padre Manoel da Nóbrega e o meio da quadra formada pelas ruas Fernandes Vieira, Inspetor Goulart e Aristides Lobo.
Corsan fará vistoria para avaliar estrutura da barragem do DNOS
O investimento da obra é de R$ 2.072.768,65. Os serviços tiveram início em 22 de outubro. A previsão é de que a macrodrenagem no trecho da Avenida Borges de Medeiros seja concluída em 120 dias. A empresa responsável pela obra é a Conpasul Construção e Serviços Ltda.
BLOQUEIOS
Durante a execução dos serviços, são realizados bloqueios parciais na via, e o trânsito é orientado na região. Porém, os condutores devem redobrar a atenção ao trafegar pelo bairro, porque ainda há outras duas intervenções em andamento feitas pela prefeitura.
No entroncamento com a Rua José Barin, na obra da Avenida Dom Ivo Lorscheister, o local está sendo aterrado pela empresa Sulcava. Também segue o serviço de desassoreamento do Arroio Cadena, que começou na ponte da Avenida Borges de Medeiros e que subirá a sanga da Vila Carolina. Este serviço está à cargo do consórcio de empresas (FZ, Della Pasqua e Cotrel), que venceu a licitação.
De acordo com o secretário da pasta, as empresas estão trabalhando de forma conjunta naquela região. Por isso, há um aumento no trânsito de caminhões na via.
TRANSPORTE COLETIVO
Como o bloqueio total ocorre na Avenida Borges de Medeiros, entre as ruas Fernandes Vieira e Rafael Real, os usuários do transporte coletivo devem estar atentos às mudanças nos itinerários.
- A linha no sentido Centro-São João/Km 2 segue pelas ruas Fernandes Vieira, Almirante Barroso, Olegário Mariano, Padre Manoel da Nóbrega, Ennio Brenner, Cruzeiro Do Sul e Paraguassú, após itinerário normal.
- Para a linha Km 2-São João-Carolina, o itinerário é pelas ruas Almirante Barroso, Fernandes Vieira, Pedro Álvares Cabral e Rafael Real.
- Já para os usuários do Bairro Carolina, o transporte coletivo no sentido Bairro-Centro é o seguinte: ruas Marechal Rondon, Pedro Álvares Cabral, Fernandes Vieira e Avenida Borges de Medeiros.
Esses desvios seguem nos próximos dias, conforme a obra for avançando.
SINALIZAÇÃO VIÁRIA
Para orientar os motoristas sobre as mudanças no trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana faz adequações na sinalização viária em trechos do Bairro Carolina, ao lado do Salgado Filho. Na Rua Pedro Álvares Cabral, no cruzamento com a Rua Marechal Rondon, está proibido o estacionamento de veículos ao longo de 20 metros de um lado da rua no sentido Centro-Bairro, facilitando assim a conversão de veículos de grande porte.
Em outro ponto, na Rua Tenente Idelfonso Schilling, que é uma continuação da Rua Marechal Rondon, foi colocada uma placa de proibido parar e estacionar. Já na Ponte do Cadena até a esquina da Rua Oliveira Mesquita, está proibido o estacionamento de veículos até a conclusão da obra.
* Com informações da prefeitura de Santa Maria