A hidratação é um dos principais cuidados, seja através da ingestão de água ou pelo uso de produtos adequados. A farmacêutica da Dermapelle Farmácia de Manipulação, de Santa Maria, Elizete Reis, explica que, com o frio e a baixa umidade, a pele fica mais seca e desprotegida.
– Além disso, o banho muito quente também contribui para o ressecamento da pele, já que a água em alta temperatura remove de forma excessiva a oleosidade, o que altera a barreira de proteção, deixando-a seca, desidratada e com menos oleosidade natural. Por isso, é indicado o uso frequente de loções, óleos e cremes hidratantes nessa estação do ano. No inverno, a atenção deve ser redobrada, uma vez que a pele normal tende a ficar mais oleosa ou ressecada – conta a profissional.
Os cuidados devem amparar todo corpo, no entanto, algumas partes merecem mais atenção.
– Todo corpo precisa ser hidratado, porém as extremidades mais expostas devem ter um cuidado especial, como as mãos e o rosto. Ao fazer a limpeza da pele no inverno, evite escolher produtos de limpeza profunda que tenham a função de retirar o óleo e opte por aqueles que tenham um maior poder de hidratação – complementa.
USE FILTRO SOLAR
Outra recomendação da farmacêutica é quanto ao uso do filtro solar. Diferentemente do que muita gente pensa, de que deve ser um acessório somente para o verão, o produto tem o uso recomendado o ano todo.
– A radiação ultravioleta (UVA), que é a causadora de câncer de pele, manchas e envelhecimento precoce, está presente todos os dias, mesmo em dias nublados e frios. Um bom protetor solar pode ajudar na hidratação e manter a pele protegida contra os efeitos da radiação. Atualmente, produtos como BB Creams e CC Creams unem hidratação e proteção solar, além de outros benefícios a pele do rosto – explica Elizete.
A saúde como um todo precisa ter uma atenção maior no inverno, já que as baixas temperaturas deixam o organismo mais propenso a gripes e resfriados. A profissional recomenda também outras ações para cuidar da imunidade, como ter uma alimentação equilibrada e uma boa hidratação. Também pode-se usar suplementos e vitaminas para suprir deficiências nutricionais mais específicos através de produtos manipulados. Manter os ambientes arejados também contribui para uma boa saúde.
CONHEÇA OS TIPOS DE PELE
– PELE NORMAL: Apresenta boa textura e elasticidade. Tem um brilho natural, poros mais fechados e oleosidade equilibrada. Portanto, é menos predisposta a desenvolver acne e manchas. Mas isso não significa que ela não precise de cuidados. No inverno, a atenção deve ser redobrada, uma vez que a pele normal tende a ficar mais oleosa ou ressecada.
– PELE SECA: Não conta com a produção necessária de óleo para manter sua hidratação natural. O resultado é um aspecto ressecado, opaco, com menor elasticidade e maior tendência a rugas e descamações. Para cuidar da pele seca é preciso se valer de hidratantes ricos em óleos essenciais. Alguns ingredientes, como óleo de amêndoas, manteiga de karité e vitaminas E e A, são muito bem-vindos. Por outro lado, devem ser evitados produtos à base de álcool e ácidos, que retiram a oleosidade.
– PELE OLEOSA: Apresenta poros dilatados, aspecto brilhante, textura mais espessa e maior tendência à acne. Sabonetes específicos, com ingredientes como ácido salicílico e enxofre, podem ser utilizados na limpeza, a fim de eliminar o excesso de oleosidade. Com relação aos hidratantes e protetores solares, as melhores opções são os oilfree (livres de óleo) até mesmo no inverno. Este tipo de pele é o que, talvez, menos sofre com a chegada do frio.
– PELE MISTA: Apresenta maior oleosidade na região chamada zona T (que engloba testa, nariz e queixo), enquanto nas demais partes do rosto é seca. Devido a essas características, nem sempre é tão fácil encontrar os produtos ideais para tratá-la. Os hidratantes e protetores solares mais recomendados são os em gel e oil-free.