Nova presidente da CDL Santa Maria quer reconquistar espaço no setor com novas estratégias

Nova presidente da CDL Santa Maria quer reconquistar espaço no setor com novas estratégias

Foto: Maria Eduarda Baldin (CDL Santa Maria)

A nova presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Maria Elizabeth Flores, assumiu o comando da entidade na última quinta-feira (5). Em entrevista ao programa Fim de Tarde CDN, da Rádio CDN 93.5, ela falou sobre os desafios da gestão 2025 –2027 e destacou iniciativas que pretende ampliar durante o biênio.


Com mais de 60 anos de história, a CDL de Santa Maria conta com centenas de associados e uma série de iniciativas para movimentar o setor. Uma das principais ações citadas por Maria Elizabeth são as campanhas promocionais, como o tradicional "Natal Presente", que estimula o consumo local ao oferecer prêmios e sorteios.


– A gente tem grandes promoções, como o Natal Presente, então são projetos que já estão em andamento e que têm muito sucesso. Nós temos planos de ampliar isso. Eu não posso dizer ainda o que nós vamos fazer, mas, com certeza, nós vamos ampliar essas promoções – adiantou.


A nova presidente também ressaltou que o foco da entidade vai além do varejo e inclui serviços diversos que estão à disposição dos associados por meio dos programas CDL Empregos e CDL Conecta. O primeiro funciona como um banco de currículos, fazendo a ponte entre candidatos e lojistas. Já o segundo reúne benefícios como planos de saúde, convênios com instituições de ensino e cursos.


– Tudo que o comércio precisa, tudo que o varejo precisa, nós temos lá – enfatizou.


Sobre o cenário atual do centro comercial da cidade, Maria Elizabeth relembrou o período que Santa Maria era referência regional nas compras.


– Santa Maria era um polo de compras do interior do RS, o maior centro comercial do centro do Rio Grande. (...) A gente abria a loja domingo, qualquer horário,para atender esses turistas – recordou.


Hoje, ela avalia que o comércio enfrenta dificuldades, como a falta de sucessão familiar em empresas locais, ausência de espaços turísticos e a concorrência com redes nacionais. Mesmo assim, acredita que é possível revitalizar a atratividade da cidade para os consumidores:


– A gente tem que procurar buscar trazer consumidor. Antes, as cidades ao redor vinham comprar em Santa Maria, hoje tem uma série de dificuldades. Então, tudo isso vai tirando um público que estava acostumado a vir para o município. Isso impacta muito. Nós precisamos também trazer de outras cidades para o nosso varejo, que é muito forte, e nós temos muitos serviços aqui que não são muito conhecidos – afirmou.


Com décadas de vínculo com a CDL e larga experiência no varejo, Maria Elizabeth afirma estar confiante na atuação da equipe e agradeceu ao antecessor, Márcio Rabelo, por seu trabalho à frente da instituição.


– Estou muito feliz e espero levar adiante o trabalho que o Márcio fez, que foi realmente incrível. Me deixa uma grande responsabilidade nessa cadeira que passo a ocupar.


Maria Elizabeth é a terceira mulher a assumir a presidência da CDL, e reforça que é um espaço muito importante, principalmente em relação à representatividade. Ela é otimista em relação ao avanço do setor nesse sentido.


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com foco na potencialidade dos distritos, 22ª edição do Pátio Rural é lançada nesta segunda-feira Anterior

Com foco na potencialidade dos distritos, 22ª edição do Pátio Rural é lançada nesta segunda-feira

VÍDEO: Próximo

VÍDEO: "A gente toma até banho de chuva": passageiros enfrentam frio e falta de abrigo em paradas de ônibus de Santa Maria

Geral