No Dia da Mulher, UFSM promove oficina de boxe para servidoras e alunas

Eduarda Paz

No Dia da Mulher, UFSM promove oficina de boxe para servidoras e alunas

Eduardo Ramos

Fotos: Eduardo Ramos (Diário). A nutricionista Jaquieli Gruhm Franco e a estudante de ciências biológicas Rafaela Toaldo Happke, 22 anos

No Brasil, o boxe já foi uma prática proibida para mulheres de 1941 a 1965, por causa dos padrões estéticos e sociais impostos às mulheres nesse período. E, apenas em 2012, a categoria de boxe feminino começou a ser incluída nas Olimpíadas. Nesta quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou a oficina de boxe para iniciantes, voltada para servidoras e alunas, como uma maneira de celebrar essa data. 

A aula foi ministrada pela servidora da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marcélli Osório Dall’Asta, praticante de Boxe Olímpico e monitora do projeto Ação Boxe Popular do clube 21 de Abril, no Bairro Itararé. As nove integrantes da oficina, realizada no prédio 48C da UFSM, na primeira parte da aula aprenderam sobre a história do boxe e as técnicas utilizadas no esporte. Já na segunda parte, treinaram posições da luta e até mesmo usaram as luvas de boxe para sentirem-se mais próximas do esporte.

A luta feminina nos esportes

O boxe é um esporte muito popular no meio masculino há anos. No Brasil, um decreto-lei nº 3.199, de 14 de abril de 1941, impedia mulheres de praticarem esportes incompatíveis com a “natureza feminina” ou com “a formação física do belo sexo feminino”, entre eles estava o boxe, futebol, rúgbi, halterofilismo e lutas.  

Em 2023, fez apenas 11 anos que a categoria feminina para esse esporte entrou nas Olimpíadas. E cada vez mais, as mulheres vem destacando-se nas competições. Um exemplo é a boxeadora Beatriz Ferreira, ou Bia Ferreira, como é conhecida. Ela é um dos nomes brasileiros de maior destaque nessa luta. Foi Campeã Mundial em 2019 e medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio, em 2021. Desde o final de 2022, está lutando boxe na categoria profissional. 

O nome da boxeadora foi muito mencionado pela Marcélli durante a oficina para as servidoras da UFSM. Ela conta que a Bia serve de inspiração para muitas mulheres, que podem nunca ter tido incentivo para começar a praticar esportes.– A importância aqui da aula é para assumir um papel de protagonismo, que são majoritariamente masculino, e ter uma liderança feminina para as pessoas se espelharem e não se sentirem acuadas por participar. Eu sempre pratiquei esportes, mas muito pela questão estética, só depois que comecei a ter mais incentivo no boxe – comenta Marcélli. 

Incentivar mais mulheres

A monitora da oficina, Marcélli Osório Dall’Asta e a servidora técnica-administrativa Melina Adriane Corte

A nutricionista Jaquieli Gruhm Franco, 28 anos, é integrante do projeto do clube 21 de abril, relata sobre a importância de esportes como o boxe e o muay thai, auxiliarem na melhora da condição física e do bem-estar mental:

– A oficina aqui ajuda a instruir mulheres a fazerem parte desse esporte. Abrir uma porta para poder conhecer essa luta, que não é tão reconhecida no meio feminino, e também instigar as mulheres e as meninas que estão em Santa Maria, a conhecer o projeto, e por meio dele, outros esportes também. 

No espaço alternativo do prédio 48C, por uma hora, as mulheres alongaram-se, treinaram coordenação motora, testaram a força física, a defesa pessoal e até conseguiram usar as famosas luvas de boxe. A servidora técnica-administrativa da UFSM, Melina Adriane Corte, 37 anos, nunca tinha praticado boxe e adorou a experiência:– Tudo foi muito produtivo, para a defesa pessoal, para o bem-estar físico e psicológico. A Marcélli explicou muito bem, os exercícios estão sendo bem intensos. E pretendo no futuro continuar fazendo essas aulas. Sempre tive vontade de fazer alguma luta e fiquei muito feliz com essa oficina.       

Projeto

A Ação Boxe Popular do clube 21 de Abril em Santa Maria, é para começar a ter uma turma, majoritariamente, feminina. Para saber mais sobre o projeto é só entrar em contato pelo WhatsApp (55) 99242-3217

Atividades da Semana da Mulher

Oficinas profissionalizantes para estudantes e servidoras 

 Data – Até quinta (9/03) 

Promoção – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Informações – Pelo e-mail [email protected] ou (55) 3220-8102

Roda de conversa sobre a Política de Igualdade de Gênero da UFSM

Detalhes – Para servidoras e servidores da UFSM 

Data – sexta-feira (10/03), às 9h

Informações – Pelo e-mail [email protected] ou (55) 3220-8102

Local – Salão Imembuí (2º andar da Reitoria) 

Promoção – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 

Atividade da campanha Empodera Ela

 Promoção – Shopping Praça Nova e Sebrae

 Atrações – Treinamentos especializados de empreendedorismo

 Data – Até 14/03 (oficinas)

 Informações – No site do shopping (www. pracanovashopping.com.br) 

Local – Shopping Praça Nova 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rodeio do Conesul começa nesta quinta-feira com expectativa de grande público Anterior

Rodeio do Conesul começa nesta quinta-feira com expectativa de grande público

Acidente envolvendo 5 veículos causa bloqueio parcial na BR-392; assista Próximo

Acidente envolvendo 5 veículos causa bloqueio parcial na BR-392; assista

Geral