Foto: João Alves/ Prefeitura de Santa Maria
Uma nova ferramenta que busca auxiliar a população com informações sobre o local de sepultamento de familiares e demais nos cemitérios públicos foi lançada em Santa Maria. A iniciativa é da Prefeitura por meio das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Inovação e Tecnologia da Informação. Agora, os cidadãos não precisam mais ligar ou ir até a pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos para ter acesso a estes dados. Basta acessar o site da Prefeitura.
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A ferramenta está disponível na aba de Serviços Online, na área Serviços Gerais. Ao clicar em “Consulta de Local de Sepultamento”, a pessoa deve informar o nome do falecido e a data do sepultamento.
O sistema tem informações dos cemitérios Ecumênico Municipal, Pau-a-Pique, Jardim da Saudade e Campestre. No site, também é possível verificar a situação de taxas e tempo de sepultamento, para saber quando é necessário remover os restos mortais.
Exumação
A Prefeitura ressalta que transcorrido 3 anos da data do sepultamento nas carneiras, o responsável fiscal poderá solicitar a exumação dos restos mortais, sendo que o tempo máximo de permanência na carneira é de até 5 anos mediante renovação anual. Após esse período, não havendo manifestação do responsável, a Prefeitura poderá realizar a exumação e colocar em Ossário Coletivo.
Quem não tem acesso à internet pode solicitar estas informações direto no escritório das capelas mortuárias, localizado na Avenida Liberdade, s/n, das de segunda a sexta-feira, 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Ou pelo telefone (55) 3174-1566 - opção 3, e apenas por mensagem de WhatsApp (55) 99110-5881.