Mobilidade urbana

Mudanças no trânsito devem começar ainda nesta semana em Santa Maria

Manuela Macagnan

Motoristas e pedestres que passam pelas avenidas Dores, Liberdade, Rio Branco e Medianeira devem ter atenção redobrada devido a mudanças anunciadas pela secretaria de Mobilidade Urbana.

As alterações no trevo do Fórum, na Avenida Dores, já divulgadas em junho, estavam em fase de teste e devem ser oficializadas nesta semana. O ponto faz o entroncamento da Avenida Dores com as ruas Euclides da Cunha, Pedro Londero e Alameda Buenos Aires. A ideia da secretaria é que o modelo de rotatória deixe de funcionar, sendo mantido o cruzamento direto em formato de cruz. A intenção é dar mais fluidez no tráfego e aumentar a segurança no cruzamento das vias.

A Avenida Liberdade receberá rotatórias nas ruas Ernesto Becker e Aristides Lobo, semelhantes à rótula que já existe em frente ao Cemitério Municipal. O objetivo é diminuir a velocidade dos veículos. O teste deve ser feito na manhã da sexta-feira com uma rótula feita de cones. Se der certo, a secretaria prevê 15 dias para a construção de uma rotatória definitiva.

Na Avenida Rio Branco, os pedestres contarão com uma sinaleira especialmente para eles na esquina com a Rua dos Andradas. – Passam 9 mil pessoas por dia neste local, e o semáforo com temporizador serve para dar tempo do pedestre atravessar a rua. Ele deve ser colocado em agosto – explica o secretário Miguel Passini.

Já a Avenida Medianeira deve receber, em breve, semáforos nas ruas Appel, 19 de Novembro e Floriano Peixoto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morador de Caçapava do Sul morre em acidente em Cachoeira do Sul

Próximo

Moradores pedem melhorias para a ponte da Vila Renascença em Santa Maria

Geral