Municípios da Região Central apresentaram um dia de eleição tranquilo, apesar da lentidão e das longas filas. Com poucas ocorrências, foram registrados alguns casos de boca de urna, alteração de seções e de urnas eletrônicas. Em São Gabriel uma seção foi transferida devido a uma infestação de abelhas e em São Pedro do Sul um eleitor relatou divergências entre o número e imagem de um candidato.
Na localidade de Formigueiro três urnas foram trocadas. O município de Jaguari teve problemas com a coleta de biometria e uma urna teve que ser substituída. Confira como foi o movimento do primeiro turno em outras cidades.
Leia também:
Eleitores santa-marienses vão às urnas nas primeiras horas de votação neste domingoCandidatos ao Piratini votam na manhã deste domingoChefe do Cartório Eleitoral explica porque a biometria funcionou mesmo para eleitores que não tinham cadastrado no cartório
Rosário do Sul
Com mais de 32 mil eleitores o município de Rosário do Sul teve seções abertas até às 18h. A cidade não registrou problemas nas seções ou nas cabines de votação. O único incidente foi uma caminhonete que percorreu a localidade fazendo propaganda política ilícita. O motorista ainda não foi identificado.
Santiago
A única ocorrência registrada em Santiago foi a venda, por vendedores ambulantes, de produtos com alusão partidária, que é vedada durante as eleições. A Brigada Militar foi acionada e dispersou os vendedores. Além disso, a Justiça Eleitoral investiga um caso de santinhos jogados na frente de seções eleitorais. Com 41 mil eleitores, o município teve movimento intenso durante o dia, mas não houveram incidentes nas seções ou nas urnas.
São Gabriel
Em São Gabriel o dia de votações foi tranquilo, mas com demora e lentidão. Houve a denúncia de bocas de urnas em duas escolas e dez pessoas foram notificadas pela Brigada Militar. Na 49ª zona eleitoral a seção da escola Rosalina Machado Fialho em Santa Margarida do Sul, distrito das Canas, teve que ser alterada por conta de uma infestação de abelhas. O caso aconteceu logo no início da votação e a seção foi transferida para a sede campestre do CTG Caiboaté. O município também precisou trocar cinco urnas durante o dia.
São Pedro do Sul
Sete urnas apresentaram ocorrências em São Pedro do Sul e quatro precisaram ser substituídas. Houve também a denúncia de uma boca de urna na localidade de Sobradinho, mas quando a unidade militar chegou ao local os envolvidos não estavam mais lá. A placa do carro foi anotada e o veículo vai ser investigado posteriormente. Além disso, um eleitor relatou ter digitado o número do seu candidato a deputado e na urna apareceu a foto de outra pessoa. As autoridades locais afirmam que o caso está sendo apurado.
São Sepé
Na localidade de São Rafael, no município de São Sepé, houve a troca de uma urna logo no começo das votações. Na cidade três mesários não compareceram por problemas de saúde e foram substituídos. Quanto a ocorrências, a juíza eleitoral local determinou apenas o recolhimento de algumas bandeiras partidárias em via pública.
Leia todas as notícias