Movimento tranquilo e poucas ocorrências marcaram as Eleições 2022 da Região Central

Rebeca Kroll

Movimento tranquilo e poucas ocorrências marcaram as Eleições 2022 da Região Central
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Municípios da Região Central apresentaram um dia de eleição tranquilo, apesar da lentidão e das longas filas. Com poucas ocorrências, foram registrados alguns casos de boca de urna, alteração de seções e de urnas eletrônicas. Em São Gabriel uma seção foi transferida devido a uma infestação de abelhas e em São Pedro do Sul um eleitor relatou divergências entre o número e imagem de um candidato.

Na localidade de Formigueiro três urnas foram trocadas. O município de Jaguari teve problemas com a coleta de biometria e uma urna teve que ser substituída. Confira como foi o movimento do primeiro turno em outras cidades.

Leia também:

Eleitores santa-marienses vão às urnas nas primeiras horas de votação neste domingoCandidatos ao Piratini votam na manhã deste domingoChefe do Cartório Eleitoral explica porque a biometria funcionou mesmo para eleitores que não tinham cadastrado no cartório 

Rosário do Sul

Com mais de 32 mil eleitores o município de Rosário do Sul teve seções abertas até às 18h. A cidade não registrou problemas nas seções ou nas cabines de votação. O único incidente foi uma caminhonete que percorreu a localidade fazendo propaganda política ilícita. O motorista ainda não foi identificado.

Santiago

A única ocorrência registrada em Santiago foi a venda, por vendedores ambulantes, de produtos com alusão partidária, que é vedada durante as eleições. A Brigada Militar foi acionada e dispersou os vendedores. Além disso, a Justiça Eleitoral investiga um caso de santinhos jogados na frente de seções eleitorais. Com 41 mil eleitores, o município teve movimento intenso durante o dia, mas não houveram incidentes nas seções ou nas urnas.

São Gabriel

Em São Gabriel o dia de votações foi tranquilo, mas com demora e lentidão. Houve a denúncia de bocas de urnas em duas escolas e dez pessoas foram notificadas pela Brigada Militar. Na 49ª zona eleitoral a seção da escola Rosalina Machado Fialho em Santa Margarida do Sul, distrito das Canas, teve que ser alterada por conta de uma infestação de abelhas. O caso aconteceu logo no início da votação e a seção foi transferida para a sede campestre do CTG Caiboaté. O município também precisou trocar cinco urnas durante o dia.

São Pedro do Sul 

Sete urnas apresentaram ocorrências em São Pedro do Sul e quatro precisaram ser substituídas. Houve também a denúncia de uma boca de urna na localidade de Sobradinho, mas quando a unidade militar chegou ao local os envolvidos não estavam mais lá. A placa do carro foi anotada e o veículo vai ser investigado posteriormente. Além disso, um eleitor relatou ter digitado o número do seu candidato a deputado e na urna apareceu a foto de outra pessoa. As autoridades locais afirmam que o caso está sendo apurado.

São Sepé

Na localidade de São Rafael, no município de São Sepé, houve a troca de uma urna logo no começo das votações. Na cidade três mesários não compareceram por problemas de saúde e foram substituídos. Quanto a ocorrências, a juíza eleitoral local determinou apenas o recolhimento de algumas bandeiras partidárias em via pública.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Valência goleia na final e garante título da Superliga Pro de Futsal Anterior

Valência goleia na final e garante título da Superliga Pro de Futsal

Manhã de votação em Santa Maria tem denúncias de boca de urna e movimentação intensa em algumas sessões Próximo

Manhã de votação em Santa Maria tem denúncias de boca de urna e movimentação intensa em algumas sessões

Geral