Foto: arquivo pessoal
Emir Pereira Isaia morreu aos 92 anos em Santa Maria na quinta-feira (28). Ela era filha de Nadyr Afonso Pereira e Silvyna Bicca Pereira. Emir foi casada por quase sete décadas com o empresário Carlo Isaia, um dos diretores da Eny Calçados, que faleceu em 2018. A paixão dos dois pela música, em especial o canto lírico, uniu o casal que estudou no Conservatório Santa Cecília, em Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Casados desde 1949, Carlo e Emir tiveram quatro filhos: Carlos, Eduardo, Marcello e Ana (in memória), que são casados, respectivamente, com Ana Maria, Magali e Tassiane. Eles tiveram oito netos: Eduardo Filho, Tatiane, André, Natália, Letícia, Carlo neto, Giovanna, Marcello filho e seis bisnetos: Emily, Brenda, Helena, Carolina, Stella e Santiago.
A paixão de Carlo e Emir pela música e pela arte em geral fez com que viajassem para muitos locais, sendo uma das viagens que os dois consideravam mais especiais para a Itália, quando visitaram o Teatro alla Scala, em Milão, uma das mais famosas casas de ópera do mundo.
Emir sempre foi apaixonada pela moda e por costura, era uma exímia costureira. Nos 95 anos da Eny Calçados, comemorados em 2019, a empresa realizou uma exposição com a coleção de calçados de Emir, composta por peças dos maiores estilistas da moda de luxo de sua época, como Ruy Chaves e De Nicola. Na abertura da exposição, Emir comentou que "sempre me interessei pela moda, em especial pelos calçados. Meu marido e eu, sempre guardamos os calçados porque eles têm muitas histórias sobre nós e sobre a própria Eny".
Até o fim da vida, Emir morou na casa planejada, desenhada e construída pelo casal na Rua Silva Jardim e que foi inaugurada em 1956. Durante muitos anos, no Natal, o local se transformava em um ponto de grande visibilidade da cidade, pois era cuidadosamente decorado por Carlo com luzes de Natal. Também era nos natais que Emir fornecia ceias completas de Natal para as famílias carentes da cidade.
Já em Itaara, onde a família mantinha uma chácara, o encanto ficava por conta das lindas flores, especialmente as hortênsias.
As cerimônias de despedida de Emir aconteceram no Memorial São Martinho e, depois, ela foi cremada. A missa de Sétimo Dia acontece na Catedral de Santa Maria no dia 4 de outubro às 18h.
*Com informações da assessoria de imprensa da Eny Calçados