Morre aos 84 anos a poeta, escritora e pesquisadora Aristilda Rechia

Morre aos 84 anos a poeta, escritora e pesquisadora Aristilda Rechia

Foto: arquivo pessoal

Morreu, aos 84 anos, a poeta e pesquisadora Aristilda Rechia. Segundo familiares, ela teve um infarto enquanto esteve internada no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. A prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de um dia.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Nascida em Santa Maria no ano de 1939, Aristilda Rechia era filha de Julio Rechia e Angela Dallasta Rechia, e tinha outros seis irmãos: Rosângela, Jorge, Leda, Arilda, José e Antônio Carlos. 


Muito jovem, iniciou sua carreira no magistério, na Rede Municipal, na Escola Municipal São Paulo. É formada em Letras Neolatinas pela FIC, hoje UFN (Universidade Franciscana), onde ministrou aulas de Latim, Estilistica, Língua Portuguesa e Teoria da Literatura. Lecionou Francês no Instituto São José. 



No sistema de Ensino Estadual, lecionou no Colégio Manoel Ribas, na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha e na Escola Estadual Coronel Pilar, as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Francesa. Na escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar, hoje Escola de Habilitação de Praças, em Santa Maria, lecionou Língua Portuguesa.


Aristilda foi poeta, escritora, pesquisadora e fundadora e presidente da Associação Santa-mariense de Letras. Atuou como orientadora de Artes Cênicas, dirigindo várias peças. Além de ter composto hinos oficiais de diversas cidades, inclusive o de Santa Maria.


Conforme a sobrinha Mariangela Recchia, além de ser uma figura pública notável, que deixou grande legado para a cultura de Santa Maria, ela também era uma pessoa inspiradora para toda a família.


Onde ela estava sempre era festa, uma pessoa que tinha habilidades com as palavras, então era uma oradora nada, que sempre nos encantou com a forma de conduzir a vida. Deixa uma herança em obras, mas do que isso nos deixa o exemplo dela. Acho que esse é o principal legado dela que nos inspirou uma vida inteira.

Viúva de João Teixeira Porto, com quem viveu por 34 anos, deixa os filhos Pércio e Júlio, os irmãos Jorge e Rosângela, seis netos e uma bisneta.


Despedida


Aristilda Rechia será velada na Câmara de Vereadores de Santa Maria a partir das 15h. O enterro será realizado na quinta-feira (26), às 11h, no Cemitério São José.





Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Simulação de acidente de transporte com produtos perigosos ocorre nesta quinta Anterior

Simulação de acidente de transporte com produtos perigosos ocorre nesta quinta

Mantida anulação da venda da Corsan. Agora, caso vai para plenário do TCE e outras 5 notícias Próximo

Mantida anulação da venda da Corsan. Agora, caso vai para plenário do TCE e outras 5 notícias

LEIA MAIS
Geral