Foto: arquivo pessoal
Morreu, aos 84 anos, a poeta e pesquisadora Aristilda Rechia. Segundo familiares, ela teve um infarto enquanto esteve internada no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. A prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de um dia.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nascida em Santa Maria no ano de 1939, Aristilda Rechia era filha de Julio Rechia e Angela Dallasta Rechia, e tinha outros seis irmãos: Rosângela, Jorge, Leda, Arilda, José e Antônio Carlos.
Muito jovem, iniciou sua carreira no magistério, na Rede Municipal, na Escola Municipal São Paulo. É formada em Letras Neolatinas pela FIC, hoje UFN (Universidade Franciscana), onde ministrou aulas de Latim, Estilistica, Língua Portuguesa e Teoria da Literatura. Lecionou Francês no Instituto São José.
- Autoridades e colegas lamentam a morte da professora Aristilda Rechia, autora do hino de Santa Maria
- Familiares e autoridades se despedem de Aristilda Rechia, fundadora e presidente da Associação Santa-mariense de Letras
No sistema de Ensino Estadual, lecionou no Colégio Manoel Ribas, na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha e na Escola Estadual Coronel Pilar, as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Francesa. Na escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar, hoje Escola de Habilitação de Praças, em Santa Maria, lecionou Língua Portuguesa.
Aristilda foi poeta, escritora, pesquisadora e fundadora e presidente da Associação Santa-mariense de Letras. Atuou como orientadora de Artes Cênicas, dirigindo várias peças. Além de ter composto hinos oficiais de diversas cidades, inclusive o de Santa Maria.
Conforme a sobrinha Mariangela Recchia, além de ser uma figura pública notável, que deixou grande legado para a cultura de Santa Maria, ela também era uma pessoa inspiradora para toda a família.
– Onde ela estava sempre era festa, uma pessoa que tinha habilidades com as palavras, então era uma oradora nada, que sempre nos encantou com a forma de conduzir a vida. Deixa uma herança em obras, mas do que isso nos deixa o exemplo dela. Acho que esse é o principal legado dela que nos inspirou uma vida inteira.
Viúva de João Teixeira Porto, com quem viveu por 34 anos, deixa os filhos Pércio e Júlio, os irmãos Jorge e Rosângela, seis netos e uma bisneta.
Despedida
Aristilda Rechia será velada na Câmara de Vereadores de Santa Maria a partir das 15h. O enterro será realizado na quinta-feira (26), às 11h, no Cemitério São José.