caótico

Moradores da Gomes Carneiro alegam que esta é a 'pior rua de Santa Maria'

18.406

Uma via no Bairro Menino Jesus foi apelidada pelos moradores como "a pior rua de Santa Maria". É porque na Rua Gomes Carneiro se abriu uma cratera. Há cerca de um ano, a via vem cedendo por onde passa uma galeria pluvial. Em razão disso, carros não podem transitar por lá.

A esquina das ruas Gomes Carneiro e 20 de Setembro está completamente interditada porque a cratera se estende entre os meio-fios. Mas o problema é ainda maior. Por toda a extensão da galeria pluvial, há partes que estão cedendo e se tornando buracos. Um pouco adiante, passando a Rua Senador Cassiano, alguns moradores tiveram que ser desalojados porque suas casas corriam o risco de desabar na sanga. Agora, resta apenas mato onde antes ficavam as residências.

Segundo a aposentada e moradora do local, Inês Bortolotto, 60 anos, apesar de o buraco principal ter aumentado nos últimos meses, o problema vem se arrastando há cerca de cinco anos. A rua já foi pavimentada e asfaltada algumas vezes, mas a situação é crônica e parte da via sempre acaba cedendo.

- É um descaso conosco. Quem mora nessa rua não tem como trafegar. O meu maior medo é que alguém caia ali e se machuque - comenta Inês.

Já a estudante Fernanda Arispe, 30 anos, conta que outro problema enfrentado pelos moradores foi a falta de contêiner na rua. Como o caminhão que fazia a coleta de lixo não conseguia transitar pela via, o depósito que antes ficava lá foi removido. Por isso, os residentes precisavam caminhar algumas quadras para fazer o descarte em outro local.

- Em dia de chuva, ficamos com medo que desabe tudo, porque quatro casas já caíram dentro na rua do lado (na Senador Cassiano). O problema se estende por onde segue a galeria. Nosso medo é que aconteça aqui o que aconteceu lá - desabafa Fernanda.

PREVISÃO
A prefeitura de Santa Maria se manifestou por meio da assessoria de imprensa. Ela informou que existe um projeto para solução dos problemas dessas ruas, que está em fase de atualização e, posteriormente, será encaminhado para licitação. 

O Executivo municipal também informou que a rua possui uma galeria pluvial em um tipo de tubo, que é de aço e foi instalada em 1980. Por isso, quando em contato com meio ácido, o tubo corrói.

O projeto, em fase de orçamento, prevê a licitação para execução de uma nova galeria, agora em concreto. Depois disso, a via será pavimentada com asfalto. A data prevista para divulgação do edital da licitação, contudo, não foi informada pela administração municipal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cinco pessoas são denunciadas por triplo homicídio em Santa Maria

Próximo

Moradores da Gomes Carneiro alegam que esta é a 'pior rua de Santa Maria'

Geral