A 3ª Divisão de Exército, com sede em Santa Maria, enviará um efetivo para atuar na força de pacificação no complexo da Maré, no Rio de Janeiro. O treinamento dos militares começará entre o final deste mês e o início de maio. Eles atuarão de 31 de maio até final de julho nas favelas da Maré em missões de patrulhamento. O objetivo é assegurar a presença do Estado no complexo.
A tropa será comandada pelo general de brigada Mauro Sinott Lopes, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. O efetivo será composto por um comando, um batalhão de força de pacificação e um destacamento de apoio logístico, somando 800 militares de Santa Maria.
Além desses, haverá uma tropa com mais dois batalhões de força de pacificação de militares do Rio de Janeiro, um batalhão de força de pacificação de fuzileiros navais do Rio de Janeiro e um esquadrão de cavalaria mecanizada do Regimento de Cavalaria Mecanizada sedidado em Santa Rosa _ composto por 160 militares divididos em dois pelotões de Santa Rosa e um pelotão de Cascavel, no Paraná. No total geral serão 2,1 mil militares.
As unidades treinarão em suas unidades a partir do final de abril.