Religião

Milhares de fiéis participaram das procissões e missas de Corpus Christi na Região Central

"

Tradicionais manifestações religiosas marcaram o feriado de Corpus Christi em Santa Maria e na região. No Coração do Rio Grande, milhares de fieis percorreram as principais ruas do bairro Nossa Senhora Medianeira. Já em Vale Vêneto, localidade de São João do Polêsine, onde está a única igreja da América Latina que leva o nome do corpo de Cristo, centenas de devotos participaram de uma celebração ainda na manhã de ontem.

No distrito vizinho, foram montados três altares ao redor da Praça São Vicente Pallotti, onde foram montados os tapetes de serragem. A confecção dos desenhos começou ainda na terça-feira e foi coordenada pelo artista e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Alphonsus Benetti.

Em Santa Maria, a procissão atraiu mais de 6 mil fieis de diferentes idades. Eles partiram da frente do Hospital de Caridade e seguiram em direção à Basílica da Medianeira. Dom Hélio Adelar Rubert conduzia o ostensório, a peça que carrega o corpo de Cristo. À frente, seguiam cerca de 40 ministros da eucaristia.

_ Sempre que participo da procissão, sigo próximo ao ostensório porque sinto o Cristo vivo entre nós, entre a minha família. É uma verdadeira bênção _ conta a aposentada Rita Morais, 68 anos.

Ao passarem pela frente da Igreja de Fátima, os fiéis foram recebidos com o toque do sino. Imagens da santa que dá nome à paróquia e de Jesus Cristo foram levadas para a frente da avenida, onde as pessoas pediam bênçãos. Pouco menos de uma hora depois, os fieis adentraram no Parque da Medianeira, onde puderam conferir os tapetes confeccionados por cerca de 20 entidades locais, entre religiosas e colégios.

_ Costumo vir antes da procissão para dar tempo de ver os tapetes. Hoje, trago a minha filha para que ela aprenda desde cedo a ter devoção _ diz Norberto Vicente de Lima, com a filha Emanoela, de 11 meses.

Os tapetes foram feitos com serragem colorida e outros materiais como tampas plásticas, pétalas de flores, papéis e tecidos. Entre os desenhos, alusões à bandeira do Brasil devido à Copa.

Dom Hélio carregou o ostensório até o Altar-Monumento, passando por cima dos tapetes, em um dos momentos mais emocionantes do evento religioso. Após, o arcebispo de Santa Maria presidiu uma missa.

Na Basílica Papal de São João de Latrão, em Roma, o papa Francisco celebrou a missa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Em seu pronunciamento, ele disse que o homem tem outro tipo de fome que não pode ser saciada com alimento, em referência à festa que exprime a presença de Jesus no pão e no vinho da Eucaristia.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vítima de acidente na BR-287 é sepultada em Júlio de Castilhos

Próximo

12 mil doses de vacina contra a gripe estão disponíveis em Santa Maria

Geral