O Ministério da Educação (MEC) autorizou o repasse de R$ 294,3 milhões para as instituições federais de ensino em todo o país que são vinculadas à pasta. Os recursos terão como destino ações de manutenção, custeio e pagamento de assistência estudantil. Desse total, R$ 201,83 milhões serão encaminhados às universidades federais, incluindo os hospitais universitários.
O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, não soube informar qual o montante deste valor que será repassado para a instituição. Para ele, esta cifra deve ser conhecida pela UFSM nesta sexta-feira.
Burmann está em Brasília e tentou reunião com as secretarias de Educação Superior (SESu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Sepec), para debater o cumprimento do orçamento previsto para da universidade neste ano. Contudo, não conseguiu o encontro com as pastas, que são vinculadas ao MEC.
Segundo o reitor, a diretoria do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) teve um reunião, na tarde desta quinta-feira, com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. O encontro foi pautado sobre as dificuldades financeiras, especialmente com despesas de custeio, que a universidades federais.
Distrito de Santa Maria terá a primeira cooperativa escolar protagonizada por alunos
Burmann comenta que a diretoria passou informações "desagradáveis" sobre a reunião com Bezerra Filho.
– Nosso tempo de execução é curto agora e sem a verba prevista para o ano fica mais complicado. O ministro diz que vai repassar os 100% dos recursos previstos, mas não sabe quando o governo vai concluir este repasse. Nós já deveríamos estar com esta verba em mãos. A situação é preocupante e não nos agrada – comentou.
Atividades diferentes para mostrar que a Educação Infantil é mais que apenas brincar
O reitor já estava a caminho do aeroporto quando conversou com o Diário e deve chegar em Santa Maria nesta sexta-feira.