Quem não gosta de frio deve estar com saudade do atípico outono-inverno de 2015, que, sob os efeitos do fenômeno El Niño, teve, em maior parte, temperaturas amenas. Há uma semana, uma massa de ar polar está parada sobre o Estado, derrubando as temperaturas, cujas mínimas e máximas não variam muito ao longo do dia. E a meteorologia alerta: a tendência é que o frio aumente nos próximos dias.
– Ano passado, a gente teve El Niño, consequentemente, inverno fraco. Mas agora estamos entrando em uma fase neutra, sem El Niño e sem La Niña. Logo, o inverno tende a ser típico. Já tivemos queda forte das temperaturas e, entre em quarta e quinta-feira, vai chegar outra massa de ar frio e seco de origem polar, que será bem intensa – alerta o meteorologista Gustavo Verardo.
Domingo teve tempo firme e sensação térmica baixa no Estado
O sistema de alta pressão à caminho do Estado vai provocar declínio acentuado das temperaturas em todo o sul do país. Pode-se esperar geadas fortes, capazes de causar danos na agricultura, além de ocorrência de neve. Os prognósticos indicam que o fim de semana que vem pode nevar nas serras gaúcha e catarinense.
Na Região Central, o fim de semana terá temperaturas abaixo de zero ao amanhecer. E há possibilidade, ainda que remota, de nevar nos pontos altos de Santa Maria, em Itaara e em Caçapava do Sul.
– É difícil falar em neve com essa antecedência, mas é certo que serão geadas muito fortes. As mínimas no sábado e domingo devem ser de -1° ao amanhecer – avisa Verardo.