Finados

Manutenção em cemitérios de Santa Maria ainda é deficiente

"

Com a aproximação do Dia de Finados, a movimentação nos cemitérios de Santa Maria é intensa. Diversas famílias foram limpar os túmulos dos que já se foram. O “Diário” visitou na manhã de quinta-feira os cemitérios Santa Rita, São José e Ecumênico Municipal – os três maiores da cidade – para verificar a situação de cada um nos dias que antecedem as homenagens. Segundo a prefeitura, 30 funcionários trabalham desde segunda-feira em um mutirão de limpeza e manutenção em seis cemitérios da cidade.

Licitação para reforma dos cemitérios de Santa Maria será aberta em novembro

De todos, o que se encontra em pior estado é o Cemitério São José, em Camobi. Lá, a grama está alta, há sacolas plásticas atiradas nos corredores e lixo acumulado na entrada. No período em que a reportagem esteve no local, entre 10h30min e 11h, não havia guardas municipais circulando. Somava-se à falta de manutenção a ação de vândalos, que picharam alguns túmulos. A aposentada Zélia Rocha Paim, 84 anos, e o cunhado Pedro Ivo Paim, 72, usavam alvejante para tentar remover a tinta do jazigo da família.



– A gente vem aqui limpar há 25 anos, e não sei qual é o fundamento de pintar e estragar o lugar onde os mortos estão descansando – relata Paim.

No Santa Rita, também em Camobi, a empresa contratada pela prefeitura para cuidar do cemitério trabalhava no corte de grama, na varredura dos túmulos e pinturas das lápides. Dos que foram visitados pelo “Diário”, é o cemitério que apresenta melhor estado de conservação.



– Aqui está sempre tudo bem limpo e organizado. O pessoal sempre nos ajuda – relata a administradora Mara Pozzatti.

Situação no Ecumênico

No Ecumênico, o maior problema está localizado nos fundos, onde há acúmulo de lixo. Há também muito entulho, tijolos e galhos de árvore caídos.

Prefeitura diz que não dá conta de manter Cemitério Ecumênico limpo

No entanto, a entrada e os arredores dos túmulos estavam limpos e a grama, aparada. Além da manutenção da prefeitura, o trabalho de varrer, encerar, escovar e limpar os túmulos e capelas do cemitério é feito por pessoas como Jurema Bechamann, 45 anos, contratada pelas famílias para o serviço. Apenas no mês de outubro, que antecede o feriado de Finados, cerca de 40 clientes a procuram.



– Dependendo desse serviço. Demoro uma hora para limpar tudo. Esse final de semana é o último de trabalho – contabiliza.

Licitações vão contratar empresas para gerenciar três espaços

A prefeitura hoje é responsável por seis cemitérios em Santa Maria. Desses, em dois está em andamento um processo licitatório para realizar reformas e conceder a administração: o Santa Rita e o São José. A expectativa é que após a escolha da empresa que ficará responsável pelos espaços nos próximos 15 anos, os serviços de limpeza e manutenção melhorem.

Carregando matéria

Anterior

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Fames

Próximo

Rodoviária de Santa Maria prevê 80 ônibus extras no feriadão

Geral