
Foto: Gustavo Mansur//Piratini
Registro de Eldorado do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre.
O número de mortes em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 151, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil estadual no início da manhã desta quinta-feira (16). Outras 104 pessoas seguem desaparecidas e 806 ficaram feridas. Nas últimas horas, mais seis municípios se somaram a contagem que, agora, totaliza 460 municípios afetados. A atualização divulgada às 18h desta quinta, manteve o mesmo número.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na região, duas pessoas ainda não foram encontradas: Willian da Silva Ramos e Elias Morais Pohlamann, ambas em Agudo.
A Defesa Civil do Estado orienta que as pessoas verifiquem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a recomendação é procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista. Veja a lista aqui.
Em todo o Estado, mais de 2,2 milhões de pessoas foram afetadas e cerca de 538 mil estão desalojadas. Aqui, você confere a evolução do número de mortos, desaparecidos e de cidades afetadas em um gráfico.
Confira os números divulgados pela Defesa Civil
- Municípios afetados: 460
- Pessoas em abrigos: : 77.199
- Desalojados: 540.192
- Afetados: 2.281.830
- Feridos: 806
- Desaparecidos: 104
- Óbitos confirmados: 151
- Óbitos em investigação*: 0
- Pessoas resgatadas: 76.620
- Animais resgatados: 11.932
- Efetivo: 27.715
- Viaturas: 4.105
- Aeronaves: 45
- Embarcações: 287
*Boletim das 18h desta quinta-feira (16).
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo WhatsApp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.