Mais de 20 municípios gaúchos reportaram danos à Defesa Civil em decorrência da chuva. Há relatos de casas alagadas, acessos danificados, famílias desalojadas e queda de granizo, especialmente na Região Central e na Fronteira Oeste. O alerta é de mais chuva para os próximos dias.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Santana do Livramento
O município de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do RS, registrou queda de granizo no fim da tarde da segunda-feira (16). Alguns pontos da cidade ficaram alagados e, conforme a prefeitura, 100 residências sofreram danos.

Região do Vales
Em Segredo, na região dos Vales, estradas e acessos foram comprometidos. Nas redes sociais, a prefeitura informou que as aulas na rede municipal foram suspensas nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18).
Em Encruzilhada do Sul, também na Região dos Vales, o Arroio Lava Pés transbordou, e a água invadiu residências do município. Oito famílias precisaram sair de casa.

Em Candelária, um casal morreu após ser o carro ser arrastado pela correnteza.
Região Central
Em Santa Maria, a Defesa Civil contabilizou cerca de 60 ocorrências atendidas no município, sendo 44 por alagamentos. Além disso, 56 famílias (178 pessoas) foram atingidas pelas chuvas. Destas, 24 (84 pessoas) foram desalojadas e estão abrigadas em casa de amigos ou familiares. Outras duas famílias (9 pessoas) foram desabrigadas e acolhidas em abrigo estruturado no Centro Desportivo Municipal (CDM). Foram registradas nos bairros Pinheiro Machado, Juscelino Kubitschek, Caturrita, Nova Santa Marta, Noal, Divina Providência, Itararé, Lorenzi, Passo das Tropas, Dores, Pé de Plátano, Renascença, São José, Tancredo Neves, Urlândia, Passo D´Areia, Rosário, Campestre, Camobi, Medianeira, e São João. Não há registro de feridos.
Outro município atingido na região é Mata. O centro da cidade amanheceu alagado. Pelo menos seis estabelecimentos e residências foram afetadas, inclusive o prédio da prefeitura foi invadido pela água.
Em São Sepé, também no centro do Estado, a prefeitura decidiu suspender a circulação de veículos do transporte escolar por causa da chuva. Em comunicado oficial disse que "as aulas nas escolas da sede do município ocorrerão apenas para os alunos que não dependem do transporte escolar". Cenário similar ao do município de Restinga Sêca que reportou alargamentos e aulas suspensas devido à chuva.
Mora em Santa Maria e foi atingido pelo temporal?
Peça ajuda pelos números:
CIOSP
- 153
- (55) 99217-8122
- (55) 99167-4728
- (55) 99167-8452
Defesa Civil
- (55) 99110-7940
Samu
- 192
- (51) 33200-100
- (51) 33220-192
- (55) 3307-9737
Corpo de Bombeiros
- 193
- (55) 98454-5968
Brigada Militar
- 190
- (55) 99939-0190
Polícia Rodoviária Estadual
- (55) 3225-1009
Polícia Rodoviária Federal
- 191
Alerta de chuva volumosa e risco de temporais até sexta
A Defesa Civil estadual atualizou, nesta terça-feira (17), as previsões hidrológicas e meteorológicas para o restante da semana no Rio Grande do Sul. Devido aos volumes expressivos de precipitação já observados e a previsão de continuidade das chuvas volumosas até sexta-feira (20), o Estado segue em status alerta e severo.
Na madrugada e manhã de quarta (18), a chuva forte segue no Oeste, nas Missões, no Noroeste, na Campanha, na Costa Doce, na Região Metropolitana, nos Vales e no Litoral Médio e Norte, com raios e chance de granizo. À tarde e noite, as instabilidades se deslocam para o Centro, para o Norte, para os Vales, para a Costa Doce e para a Região Metropolitana. Os acumulados variam de 40 a 90 mm/dia nessas áreas, podendo chegar a 140 mm/dia no Noroeste, nas Missões, nos Vales e entorno da Região Metropolitana. Nas demais regiões, conforme a Defesa Civil, ficam abaixo de 40 mm/dia.
Leia também:
- Trechos de ruas e avenidas de Santa Maria estão com sinaleiras inoperantes e há registros de falta de luz
- Cabeceira de ponte cede e estrada entre Jaguari e São Vicente é interditada; confira rota alternativa
- Chuva provoca bloqueios em vias e afeta serviços de saúde e educação em Santa Maria; veja quais