Mais de 11 mil alunos retornam às aulas na rede privada de Educação Básica em Santa Maria

Eduarda Paz

Mais de 11 mil alunos retornam às aulas na rede privada de Educação Básica em Santa Maria

Eduardo Ramos

Fotos: Eduardo Ramos

A volta às aulas, desta vez, começa diferente. Em 2022, o retorno presencial começou com o uso de máscaras e protocolos contra à Covid-19 a serem seguidos. Já em 2023, a volta à sala de aula começa com expectativas altas e sem os mesmos medos do ano passado. Santa Maria tem mais de 11 mil alunos matriculados na rede privada de Educação Básica. A maioria das escolas particulares da cidade retornam entre os dias 13 a 16 de fevereiro. Conforme a prefeitura de Santa Maria vai haver um monitoramento no trânsito nos horários de pico. O Diário foi a dois colégios para saber como estão os preparativos para a volta às aulas e se  ocorreu um aumento no número de estudantes.

Segundo o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), em Santa Maria são 57 escolas da rede privada de Educação Básica, sem contabilizar as creches. Além disso, 14 dessas escolas são associadas ao Sinepe.  

Pesquisas relacionadas a Educação Básica

De acordo com o Censo Escolar de 2021, o número de alunos matriculados em instituições de Educação Básica de Santa Maria contabilizam 11.694. Sendo 1875 estudantes da Pré-Escola, com crianças de 0 a 6 anos; o Ensino Fundamental conta com 7891, alunos de 6 a 14 anos; e o Ensino Médio têm 1928, com faixa etária de 14 a 17 anos. Já dados do Ministério do Trabalho de 2021, mostram que o número de professores de escolas particulares da cidade é de 580, já os funcionários, como coordenadores, auxiliares da educação e outros profissionais da área, contabilizam 1245.

O Ministério da Educação (Mec) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta quarta-feira (08) a primeira etapa do Censo Escolar de 2022. O número de alunos matriculados na rede privada de Educação Básica do Brasil, em 2021, contabilizava mais de 8 milhões. Já em 2022, a pesquisa mostra que o número de estudantes passou para mais de 9 milhões. As escolas privadas tiveram uma expansão de 10,6% nas matrículas, no período, o que as aproxima do nível observado em 2019, antes da pandemia. Ainda, dados do Censo mostram que a queda, mais significativa,  no número de alunos durante a crise sanitária foi na rede privada.

Tudo pronto para o retorno

A professora do 1º ano de Educação Infantil do Colégio Coração de Maria, Karina Dutra deixa recadinho para os alunos

O Colégio Coração de Maria completa 90 anos de atuação em Santa Maria. A volta às aulas vai ocorrer entre os dias 13, para os anos finais do ensino fundamental e médio, e o restante dos estudantes será em 15 de fevereiro. Segundo a vice-diretora, Glaucia Raquel Rossignolo, 58 anos, a instituição atende alunos desde o maternal, de 3 anos, até o último ano do ensino médio. Este ano, estão preparados para receber 1020 alunos, mas ainda tem uma lista de espera com mais matrículas. Teve um aumento de 5% em relação ao ano passado. 

O Coração de Maria conta com 75 professores e em torno de 100 funcionários da área da educação, como coordenação pedagógica e auxiliares de educação infantil. – Estamos com muito brilho no olho pela volta, todo o checklist pronto, salas de aulas arrumadas, já fizemos as formações pedagógicas com os professores e colaboradores. E estamos ansiosos para os alunos conhecerem o novo prédio – comenta a vice-diretora 

A professora do 1º ano da Educação Infantil Karina Dutra, 40 anos, já deixou um recadinho com vários corações para receber os novos alunos. Ela atua na escola desde 2016, em especial, com os anos iniciais na parte da alfabetização. – As expectativas são grandes, ainda temos os cuidados da pandemia, mas com menos incertezas. Estamos ansiosos para ver os rostinhos deles e com certeza que vai ser um ano de muita atividade. No dia 13, vamos receber os pais para conversar sobre o ano letivo e na quarta-feira, eles já retornam. 

Um dos preparativos para a volta às aulas é um “bailinho de carnaval”, em 17 de fevereiro, para os anos iniciais, comenta Karina. Já para o Ensino Médio a dinâmica do retorno precisa ser mais descolada, relata a docente de História e Ensino Religioso Rita de Cássia Obtine, 51 anos:– Ministro as disciplinas de história para o Ensino Médio e ensino religioso para as turmas do 7º ano. Cada professor tem a sua individualidade nas dinâmicas de retorno. Com os anos finais, geralmente, é mais uma apresentação para eles interagirem mais. Já para o fundamental eu gosto de fazer algo como passar balão ou bola para cada um se apresentar. 

Rita conta que está há 7 anos na escola e todos os anos precisa se reinventar, e em 2023, não vai ser diferente. Os conteúdos de História não mudaram com o novo Ensino Médio, mas para a docente é preciso inovar e utilizar das ferramentas tecnológicas, para construir os saberes de forma diferenciada. 

Otimismo para o novo ano letivo

A docente da turma do 2º ano do Colégio Fátima, Fabiane Bronzoni está ansiosa pelo retorno

O Colégio Fátima vai completar 71 anos em 2023. O retorno escolar vai ocorrer em 15 de fevereiro, porque nos dias 13 e 14 começa o apenas o processo pedagógico com os professores. De acordo com o vice-diretor, Antônio Campagnollo, 73 anos, o colégio vai receber 1300 alunos este ano, mas teve uma redução em média de 8%, em comparação com 2022. 

A escola atende desde o Berçário, crianças de 0 a 11 meses, até o último ano do Ensino Médio. Tem torno de 80 professores e 60 colaboradores da área da educação. – É uma alegria poder voltar, e ainda estamos nos recuperando da pandemia, em termos pedagógicos. Percebemos ano passado, principalmente os jovens na fase da adolescência, muitos ansiosos e angustiados. E agora, em 2023, sem os protocolos da pandemia, com a vida mais normalizada, espero que consigamos recuperar mais as questões do aprendizado – explica o vice-diretor.

Há 13 anos, a docente Fabiane Bronzoni, 37 anos, atua no colégio. Ela dá aulas para a turma do 2º ano, de alunos entre 7 a 8 anos. – Já organizamos a volta no final do ano passado. No primeiro dia preparei historinhas para ler para os alunos e também separei um tempo para ouvir eles falarem das novidades, eles adoram conversar. Estou ansiosa para o retorno, conhecer as novas carinhas e reencontrar os antigos alunos.      

Escolas particulares

EscolasDia do retornoNº de alunos em 2023Nº de docentes e colaboradoresA partir de qual idadeColégio Coração de Maria13, para os anos finais do Ensino Fundamental ao Médio. E 15, para o Ensino Infantil e anos iniciais do Fundamental1020, aumento de 5% 75 professores e em torno de 100 colaboradoresDesde os 3 anos (Maternal) até o Ensino MédioColégio Fátima15Cerca de 1300, redução em média de 8%80 professores e 60 colaboradoresDesde o Berçário ao Ensino MédioColégio G1013120, aumento de 14%18 professores e 6 colaboradoresA partir do 1º ano do Ensino MédioColégio Centenário13, para o  Ensino Fundamental e Médio. E 15, para o Ensino InfantilAproximadamente 300, aumento em média de 5%27 professores e 59 colaboradoresDesde os 2 anos de idade (Maternal) até o Ensino MédioPallotti – Colégio Antônio Alves Ramos16870, aumento de 10%75 professores e 30 colaboradoresA partir dos 4 anos de idade completos (Pré-Escola) até o Ensino MédioColégio Marista Santa Maria13, para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. E 16, para a Educação InfantilCerca de 1100, a média de estudantes continua a mesma100 professores e em torno de 90 colaboradoresA partir dos 3 anos idade completos até o Ensino MédioColégio Franciscano Sant’Anna13, mas o Berçário já está funcionando desde janeiro 1100, a média aumentou mas não foi passada a porcentagem 85 professores e 169 colaboradores A partir de 1 ano de idade (Berçário) até o Ensino Médio As respostas foram enviadas via assessorias, coordenações pedagógicas e equipe diretiva. O Diário entrou em contato com 9 escolas da rede privada e 7 responderam os questionamentos.

Trânsito na volta às aulas

Em resposta aos questionamentos enviados em relação ao aumento do trânsito com a volta às aulas, a prefeitura de Santa Maria explica que a Guarda Municipal realiza o patrulhamento de rotina nas escolas, e o serviço continuará sendo realizado. 

A equipe da Coordenadoria de Trânsito de Trânsito de Mobilidade Urbana, da Secretaria de Mobilidade Urbana, realiza o trabalho de fiscalização do trânsito. Em nota, a Prefeitura explica:

As equipes seguirão nas vias monitorando as entradas e saída das escolas conforme necessidade e nos horários de maior pico, contando com o apoio, também, das imagens do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dois homens morrem afogados em São Gabriel Anterior

Dois homens morrem afogados em São Gabriel

Momento de atenção nas lavouras Próximo

Momento de atenção nas lavouras

Geral