O atleta de voleibol profissional, Ivan Walter, esteve em Santa Maria nesta semana. No final da tarde de quarta-feira, ele foi ao treinamento da equipe infantojuvenil da Associação Volei Futuro (AVF). Além de participar de parte da atividade, ele conversou com as jovens jogadoras que se preparam para disputar competições estaduais nos próximos meses.
O jogador é natural de Porto Alegre, mas morou em Santa Maria e estudou, na adolescência, no Colégio Centenário, onde deu os primeiros passos no vôlei.– Em Santa Maria foi onde tudo começou, desde a base. Procuro sempre vir na cidade e reviver um pouco do meu passado – afirma.
Quem descobriu o talento de Ivan Walter foi o professor de Educação Física e gestor de projetos da AVF, Jean-Pierre Avila. A curiosidade é que, no princípio, o atleta jogava futebol e depois foi praticar o vôlei.– Eu tive a felicidade de fazer o primeiro convite para o Ivan treinar vôlei. Desde então, ele confirmou a expectativa que eu via nele em termos de qualidade técnica e evolução. Cada vez que ele vem para o Brasil ele visita Santa Maria, pois sempre é bom renovar as origens e ir ao local onde tudo começou – afirma Avila.
Ivan Walter joga, atualmente, na Liga Francesa de Voleibol. Na Europa, ele acumula experiências em Portugal, Turquia, Grécia e Finlândia. Ele é bicampeão da Superliga Brasileira de Vôlei, com as equipes da Unisul e Cimed Florianópolis.
Gilson Alves, [email protected]