data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
O Inverno dá as "boas vindas" neste sábado, às 18h44min, e promete ser marcado pela variação de temperatura e por chuva frequente na Região Central. O calor, que chegou a 30ºC nesta semana, em pleno mês de junho, causou um pouco de estranheza aos moradores de Santa Maria, mas é bom ir se acostumando, porque, segundo meteorologistas, vai haver alternância entre dias quentes e frios nos próximos meses.
Por mais um ano, supermercados não vão abrir aos domingos em Santa Maria
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, a presença constante de vento Norte vai ser outra característica da estação, principalmente antes da chegada das frentes frias.
- Essa condição de temperatura alta, até mesmo próxima de 30°C, é comum em Santa Maria e está associada a eventos de vento Norte, que devem acontecer durante todo o Inverno. Com relação ao frio, há previsão de ondas mais intensas principalmente em julho. Há possibilidade também do registro de temperaturas negativas em Santa Maria. Com relação a geada, já tivemos quatro episódios neste ano e tendem a aumentar nos próximos meses - conta Verardo.
O meteorologista da Somar, Lucas Cantos, estima que a onda de frio de maior intensidade, com temperatura próxima de 0ºC, ocorra na segunda quinzena de julho. Até lá, as mínimas devem chegar a 5ºC.
Saiba onde buscar atendimento sobre indeferimentos do pedido de auxílio emergencial
- A tendência é que tenhamos alguns períodos de calor no final de junho, e também entre o final de julho e início de agosto. Isso acontece por causa de bloqueios atmosféricos que impedirão a aproximação de massas de ar frio - relata.
CHUVAS FREQUENTES
Em relação a chuvas, a notícia é boa para a região, que sofre com a estiagem desde dezembro de 2019. Segundo Cantos, os volumes devem ficar dentro da média prevista, que é de 110 a 160 milímetros por mês no próximo trimestre.
Verardo, porém, alerta que o déficit de chuva dos meses anteriores ainda não foi recuperado, principalmente em relação ao nível de barragens.
- Julho e agosto serão meses com chuva dentro da média, principalmente julho, com passagem frequente de frentes frias. Então, a probabilidade é de um julho com chuva dentro ou até acima da media. Agosto tende a ter um pouco menos de chuva - avalia.
PRÓXIMA SEMANA
A semana que vem deve ser marcada por temperaturas altas nos primeiros dias, podendo chegar a 27ºC na terça-feira, com sensação de muito abafamento. Essa condição precede a chuva, que está prevista para iniciar entre a noite de terça-feira e manhã de quarta. O volume previsto é de cerca de 50 milímetros até o próximo sábado. A partir de quinta-feira, a temperatura começa a cair, chegando a 5ºC na sexta.
Domingo
- Mínima : 21ºC
- Máxima: 28ºC
Segunda
- Mínima: 18°C
- Máxima: 25 ºC
Terça
- Mínima : 19°C
- Máxima: 27°C
Quarta
- Mínima : 20°C
- Máxima: 24ºC
Quinta
- Mínima : 9ºC
- Máxima: 19ºC
Sexta
- Mínima : 5ºC
- Máxima: 14ºC