
Foto: Gulherme Brum (PMSM/Divulgação)
Frentes de trabalho atendem bairros e distritos de Santa Maria desde o fim de semana.
Em Santa Maria, os trabalhos para recuperar áreas danificadas pelas fortes chuvas seguem nesta segunda-feira (24). No interior, o distrito de Arroio Grande é, até o momento, o ponto que mais preocupa, com diversas pontes interditadas, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural do município, Marcelo Dalla Corte. Já em Santa Flora, a ponte dos Banhados continua submersa e a previsão é de que a água demore alguns dias para baixar. Ao todo, sete pontes seguem bloqueadas e o acesso ao Balneário Passo do Verde ainda só é possível por barco (veja lista completa abaixo).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao vivo no Bom Dia, Cidade,nesta segunda-feira (23), ele explicou sobre o trabalho que vem sendo realizado desde o fim de semana, e disse que ainda não é possível estimar o valor total dos prejuízos:
— Estamos encaminhando e torcendo para que o tempo firme, para que a gente possa seguir durante toda essa semana dando melhor acesso à população. Em relação ao levantamento dos recursos, em reais, a gente não sabe dizer, mas muitas dessas obras, principalmente no distrito de Arroio Grande, são aquelas que dependem da Defesa Civil Nacional e aguardam a liberação do projeto. Então, a gente está preocupado em dar acesso, dar trafegabilidade. Não temos tempo hábil para estimar o custo. Agora, independente disso, temos que dar acesso à população. Tem algumas famílias que estão ilhadas — afirmou Dalla Corte.
Principais transtornos nos distritos
Arroio Grande
É a localidade mais afetada, conforme o secretário. O tráfego está bloqueado nas quatro pontes do Arroio Lobato, além das pontes dos Fernandes, dos Bonas, do Scremin, da Invernadinha e a ponte sobre o Arroio do Meio, na ERS-513, que apresentou problemas na cabeceira.
— A questão maior são as pontes, já que ali existem as três barras dos rios. Agora que a água está baixando que a gente consegue atravessar com máquina e ter acesso aos dois lados para poder começar a fazer as passagens molhadas, fazer os acessos, para que retorne a trafegabilidade — acrescenta Dalla Corte.
Santo Antão
Neste fim de semana, com a trégua na chuva, a água baixou em algumas áreas e grande parte dos trechos do distrito foi liberada. Nesta segunda, as equipes trabalham na ponte no Corredor dos Borin. A Estrada do Passo do Tigre, que é limite com São Martinho, também terá trabalhos de recuperação.
Santa Flora
A ponte dos Banhados continua submersa. O secretário explica que, por ser uma região considerada crítica, a estimativa é de que leve de quatro a cinco dias para que a água baixe, e o acesso possa ser restabelecido. Já na Estrada das Favoritas,na Colônia Pinheiro, e no limite entre o Passo do Verde e Estrada da Limeira, trecho que liga os dois distritos também, existem alguns pontos onde a estrada foi cortada pelo fluxo da água. As equipes da prefeitura já atuam nesses locais.
Boca do Monte
O ponto que mais preocupa é a ponte no Rio Ibicuí, que tem grande porte e alto fluxo de veículos, principalmente do transporte escolar do interior.
São Valentim
No distrito, o trabalho será para retomar a passagem na estrada do Rincão dos Flores.
Trabalho feito até aqui

Ainda segundo o secretário, neste fim de semana, as secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Defesa Civil, foram até os locais onde as pessoas estão ilhadas para levar cestas básicas e água.
As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade também trabalharam durante o sábado (22) para acelerar os reparos. O serviço de recuperação das estruturas de pontes nas estradas Cancha do Buraco, no Bairro Campestre do Menino Deus, e Querino Rosa, no distrito de Arroio Grande. Também foram feitas ações de limpeza de lixo e valas na Rua Guaraci Silveira, no Bairro Juscelino Kubitschek; na Rua João Lino Pretto, no Bairro Pinheiro Machado; e na Estrada Juca Monteiro, no distrito de São Valentim.
Trânsito bloqueado
- Ponte dos Fernandes, distrito de Arroio Grande (ponte destruída)
- Ponte dos Bonas, distrito de Arroio Grande (interditada). Até a Ponte do Scremim não há condições de trafegabilidade
- Ponte do Scremin, Arroio Grande (ponte destruída)
- Ponte da Invernadinha, distrito Arroio Grande (ponte destruída), acesso pela estrada de Três Barras
- Ponte sobre o Arroio do Meio, ERS-511, distrito Arroio Grande (interditada)
- Ponte no Corredor dos Borin, distrito de Santo Antão (interditada)
- Ponte dos Banhados, distrito de Santa Flora
- Balneário Passo do Verde (acesso somente com barco)
Trânsito liberado
- Ponte dos Fighera, RSC-287
- Vila Ipiranga, distrito de Pains
- Estrada Passo do Raimundo e Estrada da Picadinha, distrito de São Valentim
- Estrada Geral de Santa Flora, distrito de Santa Flora
- Ponte das Druzianas, distrito de Santa Flora
- Estrada Geral de Arroio do Só, distrito de Arroio do Só (trânsito parcialmente liberado)
- Ponte da Estrada do Passo da Ferreira, distrito de Boca do Monte (trânsito parcialmente liberado)
- Ponte do Darol, distrito de Arroio Grande (trânsito parcialmente liberado)
- Estrada Noberto Kipper até a ponte dos Bonas, distrito de Arroio Grande
- Estrada Daniel Rizzi, distrito de Arroio Grande (liberada entre a Estrada Noberto Kipper e Rua Angelin Bortoluzzi)