Interior de Santa Maria ainda tem sete pontes com trânsito bloqueado por causa da chuva

Interior de Santa Maria ainda tem sete pontes com trânsito bloqueado por causa da chuva

Foto: Gulherme Brum (PMSM/Divulgação)

Frentes de trabalho atendem bairros e distritos de Santa Maria desde o fim de semana.

Em Santa Maria, os trabalhos para recuperar áreas danificadas pelas fortes chuvas seguem nesta segunda-feira (24). No interior, o distrito de Arroio Grande é, até o momento, o ponto que mais preocupa, com diversas pontes interditadas, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural do município, Marcelo Dalla Corte. Já em Santa Flora, a ponte dos Banhados continua submersa e a previsão é de que a água demore alguns dias para baixar. Ao todo, sete pontes seguem bloqueadas e o acesso ao Balneário Passo do Verde ainda só é possível por barco (veja lista completa abaixo).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Ao vivo no Bom Dia, Cidade,nesta segunda-feira (23), ele explicou sobre o trabalho que vem sendo realizado desde o fim de semana, e disse que ainda não é possível estimar o valor total dos prejuízos:

 — Estamos encaminhando e torcendo para que o tempo firme, para que a gente possa seguir durante toda essa semana dando melhor acesso à população. Em relação ao levantamento dos recursos, em reais, a gente não sabe dizer, mas muitas dessas obras, principalmente no distrito de Arroio Grande, são aquelas que dependem da Defesa Civil Nacional e aguardam a liberação do projeto. Então, a gente está preocupado em dar acesso, dar trafegabilidade. Não temos tempo hábil para estimar o custo. Agora, independente disso, temos que dar acesso à população. Tem algumas famílias que estão ilhadas —  afirmou Dalla Corte. 

Principais transtornos nos distritos

Arroio Grande

É a localidade mais afetada, conforme o secretário. O tráfego está bloqueado nas quatro pontes do Arroio Lobato, além das pontes dos Fernandes, dos Bonas, do Scremin, da Invernadinha e a ponte sobre o Arroio do Meio, na ERS-513, que apresentou problemas na cabeceira.

— A questão maior são as pontes, já que ali existem as três barras dos rios. Agora que a água está baixando que a gente consegue atravessar com máquina e ter acesso aos dois lados para poder começar a fazer as passagens molhadas, fazer os acessos, para que retorne a trafegabilidade — acrescenta Dalla Corte.

Santo Antão

Neste fim de semana, com a trégua na chuva, a água baixou em algumas áreas e grande parte dos trechos do distrito foi liberada. Nesta segunda, as equipes trabalham na ponte no Corredor dos Borin. A Estrada do Passo do Tigre, que é limite com São Martinho, também terá trabalhos de recuperação.

Santa Flora

A ponte dos Banhados continua submersa. O secretário explica que, por ser uma região considerada crítica, a estimativa é de que leve de quatro a cinco dias para que a água baixe, e o acesso possa ser restabelecido. Já na Estrada das Favoritas,na Colônia Pinheiro, e no limite entre o Passo do Verde e Estrada da Limeira, trecho que liga os dois distritos também, existem alguns pontos onde a estrada foi cortada pelo fluxo da água. As equipes da prefeitura já atuam nesses locais. 

Boca do Monte 

O ponto que mais preocupa é a ponte no Rio Ibicuí, que tem grande porte e alto fluxo de veículos, principalmente do transporte escolar do interior.

São Valentim

No distrito, o trabalho será para retomar a passagem na estrada do Rincão dos Flores.


Trabalho feito até aqui

Frentes de trabalho atenderam bairros e distritos no sábado (21). Campestre do Menino Deus (foto) foi um dos locais a receber os serviços.Foto: Guilherme Brum (PMSM/Divulgação))


Ainda segundo o secretário, neste fim de semana, as secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Defesa Civil, foram até os locais onde as pessoas estão ilhadas para levar cestas básicas e água. 

As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade também trabalharam durante o sábado (22) para acelerar os reparos. O serviço de recuperação das estruturas de pontes nas estradas Cancha do Buraco, no Bairro Campestre do Menino Deus, e Querino Rosa, no distrito de Arroio Grande. Também foram feitas ações de limpeza de lixo e valas na Rua Guaraci Silveira, no Bairro Juscelino Kubitschek; na Rua João Lino Pretto, no Bairro Pinheiro Machado; e na Estrada Juca Monteiro, no distrito de São Valentim. 

Trânsito bloqueado 

  • Ponte dos Fernandes, distrito de Arroio Grande (ponte destruída)
  • Ponte dos Bonas, distrito de Arroio Grande (interditada). Até a Ponte do Scremim não há condições de trafegabilidade
  • Ponte do Scremin, Arroio Grande (ponte destruída)
  • Ponte da Invernadinha, distrito Arroio Grande (ponte destruída), acesso pela estrada de Três Barras
  • Ponte sobre o Arroio do Meio, ERS-511, distrito Arroio Grande (interditada)
  • Ponte no Corredor dos Borin, distrito de Santo Antão (interditada)
  • Ponte dos Banhados, distrito de Santa Flora
  • Balneário Passo do Verde (acesso somente com barco)


Trânsito liberado

  • Ponte dos Fighera, RSC-287
  • Vila Ipiranga, distrito de Pains
  • Estrada Passo do Raimundo e Estrada da Picadinha, distrito de São Valentim
  • Estrada Geral de Santa Flora, distrito de Santa Flora
  • Ponte das Druzianas, distrito de Santa Flora
  • Estrada Geral de Arroio do Só, distrito de Arroio do Só (trânsito parcialmente liberado)
  • Ponte da Estrada do Passo da Ferreira, distrito de Boca do Monte (trânsito parcialmente liberado)
  • Ponte do Darol, distrito de Arroio Grande (trânsito parcialmente liberado)
  • Estrada Noberto Kipper até a ponte dos Bonas, distrito de Arroio Grande
  • Estrada Daniel Rizzi, distrito de Arroio Grande (liberada entre a Estrada Noberto Kipper e Rua Angelin Bortoluzzi)



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cadastro de pessoas afetadas com as fortes chuvas ocorre até quarta-feira em cinco locais de Santa Maria Anterior

Cadastro de pessoas afetadas com as fortes chuvas ocorre até quarta-feira em cinco locais de Santa Maria

Corsan diz que abastecimento de água é normalizado em Santa Maria; consertos ainda são realizados no município e distrito de Arroio Grande Próximo

Corsan diz que abastecimento de água é normalizado em Santa Maria; consertos ainda são realizados no município e distrito de Arroio Grande

Geral