Tem Conserto?

Iluminação pública ainda apresenta problemas em Santa Maria

"

Mesmo com os constantes reparos na rede elétrica, Santa Maria continua com problemas na iluminação pública. Moradores de três bairros relataram, por meio do formulário do "Tem Conserto?", a cansativa jornada de reclamações e pedidos para conserto de lâmpadas e instalação de postes em seus bairros.

Pelo menos seis bairros de Santa Maria sofrem com problemas na iluminação pública

O motorista Anary Machado é morador do bairro Tancredo Neves. Ele conta que, na esquina das ruas Rio Grande do Sul e Maranhão, nunca foi feita a instalação de iluminação pública. Segundo Machado, no cruzamento das rua não há poste, o que deixa o trecho escuro para quem precisa passar pelo local.

Moradores de seis bairros de Santa Maria sofrem com escuridão nas ruas

— Tem muitas árvores e o ponto de ônibus fica bem perto. Quem chega do trabalho à noite precisa passar por ali e fica uma escuridão. No único poste que tem ali perto, a lâmpada está sempre queimada — comenta o morador.

Confira a página especial do "Tem Conserto?"

No bairro Cerrito, moradores convivem com o mesmo problema. Lá, há mais de cinco anos que as lâmpadas queimadas não são trocadas nos postes da Rua Pedro Santini. A auxiliar administrativa Raquel Kossmann relata que os moradores dos condomínios Moradas, Moradas Clube e Terra Nova teriam marcado uma reunião com representantes da prefeitura, que não apareceram.

Leia todas as notícias da seção "Tem Conserto?"

— No final de maio, nós havíamos marcado uma reunião por conta dos diversos problemas que enfrentamos aqui. A prefeitura não compareceu na data marcada e nunca recebemos nenhum retorno. O local está sem iluminação há quase cinco anos e já fizemos diversas reclamações. Até agora, nada — conta Raquel.

Empresa afirma estar trabalhando em melhorias

A Quantum Engenharia, empresa responsável pela iluminação pública contratada pela Prefeitura de Santa Maria, afirmou, por meio de uma nota enviada pela assessoria de comunicação, que trabalha diariamente para manter a qualidade dos serviços prestados à população. Segundo a nota, a empresa está focada no aumento do número de equipes e no atendimento mais rápido das solicitações de manutenção feitas pelos moradores. Atualmente, são nove equipes de manutenção distribuídas em três turnos.

De acordo com a empresa, desde o final de 2014, já foram realizadas mais de 5 mil intervenções em pontos de iluminação para o conserto de postes e troca de lâmpadas, objetivando melhorar o funcionamento da rede elétrica e a segurança dos moradores. Além disso, foram atendidas 717 reclamações que haviam sido registradas em protocolos da prefeitura e realizados 809 reparos voluntários, proveniente das rondas diárias.

Onde estão os problemas

— Rua Rio Grande do Norte, esquina com Maranhão, bairro Tancredo Neves
— Rua Pedro Santini, bairro Cerrito
— Avenida Hélvio Basso, bairro Medianeira

Como participar do "Tem Co"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Movimento do Pátio Rural neste sábado surpreendeu organização e expositores

Próximo

Travesti é morto com um tiro na cabeça em Santa Maria

Geral